Correio dos Campos

Golfinho é encontrado morto em balneário de Matinhos

Conforme o Laboratório de Ecologia e Conservação, a carcaça recolhida trata-se de um boto-cinza, Sotalia guianensis, com 1,84 m de comprimento.
16 de janeiro de 2020 às 09:14
Golfinho é encontrado morto em balneário de Matinhos — Foto: Divulgação/LEC/CEM

Um golfinho foi encontrado morto no balneário Inajá, em Matinhos, no litoral do Paraná. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), a carcaça recolhida trata-se de um boto-cinza, Sotalia guianensis, com 1,84 metro de comprimento.

O caso aconteceu na segunda-feira (13), mas foi divulgado pelo LEC nesta quarta-feira (15). O animal foi encaminhado para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para ser realizada a necropsia, mas não foi possível definir a causa da morte devido ao processo de decomposição dos tecidos.

Conforme o LEC, foi possível verificar apenas que era um macho. Amostras biológicas foram coletadas para análises futuras sobre as espécies e a saúde do ecossistema costeiro e marinho.

O LEC ainda orienta para que em caso de avistar algum animal, como tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, é importante entrar em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.

A espécie

O laboratório informou que essa espécie de golfinho é a avistada com maior frequência na região costeira do litoral do estado e aparece na costa brasileira desde a Baía Norte em Florianópolis (SC), até a região norte.

O boto-cinza se alimenta de peixes, lula e camarão, tem um filhote por vez e os adultos podem chegar a mais de dois metros de comprimento, segundo o LEC.