Correio dos Campos

Quer começar 2020 de um jeito positivo? Que tal fazer trabalho voluntário?

31 de dezembro de 2019 às 09:49
Foto: internet

Acabou, finalmente acabou 2019: o ano que parecia não ter fim. E com o começo de um novo ano, chega a vontade de fazer muita coisa diferente. Uma boa opção para colocar no topo da sua lista de resoluções de Ano-Novo é: começar a fazer trabalho voluntário. Ser voluntário é uma ótima maneira de ajudar os outros com as suas habilidades, além de contribuir para o próprio aprendizado, troca de experiências e até ajuda a fazer amizades.

Para dar o primeiro passo e começar a auxiliar uma causa, alguns sites reúnem diferentes tipos de trabalhos que podem se encaixar melhor na sua rotina, variando de tema e localização.

No site Voluntários, por exemplo, você pode selecionar entre diversas áreas de atuação, que vão de ambientalismo, passam por direitos da mulher e chegam à assistência de idosos.

Escrevendo sua cidade e bairro, aparecem opções de locais que precisam de ajuda. Você consegue o endereço, telefone, site e e-mail das entidades e pode analisá-las para escolher a que se encaixa mais com seu perfil.

Também é possível começar a busca pela rede social Atados. Com o lema de “juntar gente boa”, a rede é gratuita e conecta voluntários a boas causas para estimular a cultura do voluntariado no país. Ao fazer um perfil, o usuário relata suas habilidades, causas em que acredita, disponibilidade e região.

Depois disso, você pode selecionar diversas vagas como professor de informática, cursinho ou capoeira, voluntário em hospitais, creches, escolas para deficientes, bazares ou até abrigo de animais.

No mesmo estilo, você pode navegar pelo Sociomotiva, que além das opções mais comuns conta também com uma área de voluntariado online, caso sua agenda já esteja muito cheia.

Já demos o empurrão, agora é com você! Comece 2020 ajudando os dias de outras pessoas.

Fonte: Uol