Correio dos Campos

Adolescente estuprado por padre em SP desabafa: ‘Vergonha de sair na rua’

Crime ocorreu no banheiro de um shopping de Guarujá
11 de dezembro de 2019 às 09:55
Padre Anderson de Moraes Domingues, de 43 anos, foi preso em flagrante em Guarujá (SP) acusado de estupro (Foto: G1 Santos)

O adolescente de 14 anos que foi estuprado por um padre dentro do banheiro de um shopping em Guarujá, no litoral de São Paulo, disse que está com medo e vergonha de sair na rua. O crime ocorreu na noite de segunda-feira (9), no Shopping La Plage, localizado na Praia das Pitangueiras. A vítima estava com outro jovem de 13 anos e foi salva por seguranças que presenciaram o abuso e acionaram a polícia.

Em entrevista à TV Tribuna, o jovem contou que foi abordado pelo religioso Anderson Moraes Domingues, de 43 anos, enquanto vendia balas no semáforo com amigos. Ele passou pelo local, questionou sobre o valor e comprou o doce. Após cerca de 10 minutos, o homem voltou e disse que pagaria milk shake, cinema e alguns brinquedos para os adolescentes.

Como o grupo aceitou a oferta, a vítima decidiu acompanhar os amigos para não ficar sozinho. “Aí primeiro ele pagou o cinema e depois o milk shake. Depois veio a sala de jogos. Quando ele pagou a sala de jogos, meu amigo falou que ele ia fazer isso (o abuso)”. Nesse momento, o adolescente chamou amigo para ir embora e eles se esconderam do homem no banheiro. “Ele viu o meu amigo escondido e o mandou sair. Meu amigo ficou na porta escutando e viu que ele tentou abaixar minhas calças, eu gritando e dando soco nele”.

Vendo toda a situação, a criança correu para chamar o segurança. Pelo vão inferior da porta, os seguranças viram duas pessoas dentro de uma das cabines. Um deles afirmou que conseguiu ver o padre com a calça abaixada enquanto encostava o órgão genital nas nádegas do garoto de 14 anos, que também estava nu.

Os seguranças invadiram o banheiro e, com isso, o menino conseguiu sair pelo vão da porta. O padre continuou no local e os seguranças arrombaram a porta para capturá-lo. A polícia foi acionada e todos foram conduzidos à Delegacia Sede de Guarujá. “Agora eu tô com medo. Com vergonha de sair na rua”, afirma o garoto.

Na delegacia, os meninos confirmaram a versão dos seguranças para a polícia e, ainda, disseram que o padre fez sexo oral no garoto de 14 anos. Já o menor disse que o padre tocou no pênis do amigo. A mãe da vítima de 14 anos se disse revoltada com a situação. “Espero que a Justiça coloque ele lá [na cadeia] e que não saia tão cedo, que ele pague. É revoltante isso, porque é um cara que diz respeitar Deus e ele não tem respeito por Deus”, finaliza.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o caso seguirá sob segredo de Justiça, por envolver menores de idade. O padre foi indiciado por estupro e favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável.

Parecer da Diocese

Em nota, a Diocese de Campo Limpo em São Paulo (SP), responsável pela área onde o padre atua, informou que tomou conhecimento dos fatos relacionados ao Pe. Anderson Moraes Domingues e que os fatos serão investigados pelas autoridades competentes, devendo ser apurado e punido qualquer que seja o delito cometido.

“A Diocese de Campo Limpo, por meio do seu Bispo Diocesano, comunica que serão tomadas, no âmbito eclesiástico, as medidas cabíveis segundo a legislação Canônica e que repudia qualquer tipo de comportamento em desobediência à legislação Civil, Canônica, à moral e aos bons costumes da sociedade. A Diocese de Campo Limpo prossegue comprometida em seguir as determinações da Igreja para tais casos, além de estar, através de seus membros, unida em oração pelos que sofrem”, finalizou.

Fonte: G1