Correio dos Campos

‘Meu dia começava por ele e terminava com ele’, diz mãe de Bernardo, morto pelo pai no DF

10 de dezembro de 2019 às 08:07
Tatiana da Silva Marques e o filho Bernardo (Foto: Facebook/Reprodução)

A mãe do menino Bernardo Osório, de 1 ano e 11 meses, afirmou nesta segunda-feira (9) que está aliviada após a identificação do corpo do filho, encontrado na Bahia na última quinta (5). O garoto foi morto pelo pai, o servidor público Paulo Roberto de Caldas Osório, que confessou ter cometido o crime por conta de “desavenças com a mãe”.

O corpo da criança será enterrado em Brasília, mas a data do velório ainda não foi marcada. Ao G1, Tatiana da Silva Marques disse que tem lembranças do filho a todo momento.

“Tudo faz lembrar, afinal meu dia começava por ele e terminava com ele. É uma vazio enorme. A gente tenta não pensar no assunto, mas é impossível.”

O crime
De acordo com a Polícia Civil, Bernardo Osório, de 1 ano e 11 meses, foi morto pelo pai, Paulo Roberto de Caldas Osório, dentro da casa onde mora o funcionário do Metrô-DF, na Asa Sul, em Brasília. O assassinato ocorreu na noite de sexta-feira, 29 de novembro.

Segundo o delegado Leandro Ritt, da Delegacia de Repressão à Sequestros (DRS), as investigações foram concluídas e mostram que Osório agiu sozinho. “Ele matou a criança no mesmo dia em que buscou o menino na creche”, afirma.

Após buscar Bernardo na creche, também na Asa Sul, Osório dopou a criança com medicamentos misturados a um suco de uva. O servidor público já planejava o crime e a fuga, segundo o investigador.

O caminho que o pai de Bernardo fez
O delegado afirma que, após o crime, Osório dirigiu até a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia – a cerca de 500 quilômetros de Brasília – com o pequeno Bernardo morto dentro do carro.

Antes de pegar a estrada, porém, ele passou em casa, na 712 Sul – mesmo local onde matou a própria mãe, em 1992. Câmeras de segurança registraram o momento em que ele deixou a residência, de carro.

Ainda de acordo com a polícia, quando amanheceu, o servidor público deixou o hotel e foi até a zona rural de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina, a 520 quilômetros de Luís Eduardo Magalhães

Após abandonar o corpo do filho, Osório teria seguido viagem até Salvador, onde dormiu. Segundo Ritt, ele passou o domingo na capital baiana e depois foi para um hotel, em Alagoinhas, perto de Feira de Santana.

Foi neste hotel que o servidor público acabou preso por agentes da Divisão de Repressão a Sequestros (DRS), na segunda-feira (2).

Trazido para Brasília, o homem confessou o crime.

O corpo de Bernardo
Na última quinta-feira (5), a Polícia Civil da Bahia encontrou o corpo da criança, mas não foi possível identificá-lo imediatamente por conta do estado de decomposição.

Um colar de âmbar no pescoço do menino e a cadeirinha usada no carro para transportar a criança, levaram os policiais e a família a acreditar que se tratava de Bernardo. Análises feitas inicialmente foram inconclusivos, mas um exame de DNA comprovou que tratava-se do garoto.