Uma em cada seis empresas paranaenses pretende contratar temporários no fim do ano
Vendedores e atendentes estão entre as funções mais demandadas para reforçar as equipes no período

COM ASSESSORIAS - A movimentação de fim de ano deve abrir novas oportunidades de trabalho no Paraná. Entre as empresas paranaenses, 17,2% pretendem contratar trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda no período, segundo sondagem realizada pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR. Em média, os estabelecimentos que planejam reforçar suas equipes devem admitir quatro profissionais.
A maior intenção de contratação está no turismo, segmento em que 24,1% das empresas planejam ampliar temporariamente o quadro de funcionários. No comércio, o percentual chega a 18,9%, enquanto entre as empresas de serviços é de 12,8%.
Além de movimentar o mercado de trabalho nos últimos meses do ano, as vagas temporárias podem representar uma porta de entrada para quem ainda não possui experiência profissional. A maioria das empresas que pretende contratar, 63,3%, não exigirá experiência anterior. Entre as demais, 23,3% procuram profissionais com mais de seis meses de experiência e 13,4% exigem até seis meses.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados mostram que as contratações de fim de ano conciliam a necessidade das empresas de reforçar as equipes em um período de maior demanda com a abertura de oportunidades para trabalhadores que buscam ingressar ou se consolidar no mercado de trabalho.
“Em um cenário de mercado de trabalho aquecido, juros altos e consumo cauteloso, a contratação de temporários abre oportunidades para quem busca experiência - no Paraná, 63,3% das vagas não exigem vivência anterior na função - e dá às empresas flexibilidade para atender às demandas da Black Friday e do Natal. Embora essa contratação vise atender a uma demanda sazonal, a possibilidade de efetivação é alta, conforme mencionado por 88,9% das empresas, sendo influenciada pelo desempenho individual e adaptação do trabalhador à cultura da empresa, bem como pela própria conjuntura econômica paranaense e brasileira”, avalia.
Principais vagas
O reforço das equipes estará concentrado principalmente nas funções diretamente relacionadas ao atendimento ao consumidor. Vendedores representam 31,7% das vagas que devem ser ofertadas, seguidos por atendentes gerais, com 19%. Auxiliar geral e serviços gerais aparecem na sequência, ambos com 17,5%.
A escolaridade também não deverá ser uma barreira para boa parte dos candidatos. Metade das oportunidades (50,8%) não exige nível de escolaridade específico, enquanto 34,9% requerem ensino médio. Ensino superior é solicitado por 9,5% das empresas, ensino fundamental por 6,3% e formação técnica por 3,2%.
O perfil das vagas, com baixa exigência de experiência e de escolaridade, amplia as possibilidades para trabalhadores que buscam ingressar no mercado ou conquistar uma nova oportunidade profissional neste fim de ano.
Análise regional
Entre as regiões pesquisadas, Maringá apresenta a maior proporção de empresas dispostas a contratar temporários, com 19,2%. Na sequência aparecem a Região Oeste, com 18,9%, e Curitiba e Região Metropolitana e Sudoeste, ambas com 17,4%.
Em Ponta Grossa, 16% das empresas pretendem reforçar suas equipes para o período, enquanto Londrina registra percentual de 12,5%.

Porte empresarial
A intenção de reforçar as equipes está concentrada principalmente entre as Microempresas Individuais, que representam 77,8% das empresas que planejam contratar temporários. As Empresas de Pequeno Porte correspondem a 9,5%, enquanto as empresas de Médio e Grande Porte somam 7,9% e os Microempreendedores Individuais, 4,8%.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que o período de fim de ano exige preparação e organização para garantir um bom atendimento aos clientes. Segundo ela, o Sebrae/PR oferece orientações, consultorias e capacitações que ajudam os pequenos negócios a se preparar para o aumento da demanda.
“É um momento de oportunidades e é necessário planejamento. Os empreendedores precisam olhar para o negócio como um todo, avaliar a necessidade de reforçar as equipes e organizar as funções de cada profissional. Ter clareza sobre as atividades e preparar as pessoas para desempenhá-las faz a diferença na qualidade do atendimento e ajuda a aproveitar melhor as oportunidades de vendas”, afirma.
Oportunidades de efetivação
Para quem conquistar uma vaga, as perspectivas podem se estender além do contrato de fim de ano. A possibilidade de efetivação é apontada por 88,9% das empresas que pretendem contratar temporários, ampliando as perspectivas de permanência desses profissionais no mercado de trabalho.
As empresas também demonstram disposição para preparar os profissionais que chegarão às equipes. A sondagem aponta que 84,7% pretendem investir na capacitação dos trabalhadores temporários.

