Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Projeto Fachadas e Platibandas – Outros Olhares para o Patrimônio - valoriza a arquitetura do litoral paranaense

O processo de registro já está acontecendo e o primeiro município contemplado é Morretes

Projeto Fachadas e Platibandas – Outros Olhares para o Patrimônio -  valoriza a arquitetura do litoral paranaense
(Imagem: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O projeto Fachadas e Platibandas – Outros Olhares para o Patrimônio tem como objetivo documentar e valorizar o patrimônio edificado dos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. O processo de registro começou em julho, com a atividade fotográfica de Marcela Bettega, no município de Morretes. A iniciativa é financiada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Multiáreas. A proposta é executada por meio de pesquisa, inventário e registro fotográfico das construções, reconhecendo cada fachada como um elemento capaz de revelar a identidade visual de cada cidade. A produção tem o apoio de Inspire Projetos Criativos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Museu de Ciências Naturais (MCN).

A equipe, que conhece de perto o litoral paranaense e suas expressões, realiza um conjunto de ações com o objetivo documentar, interpretar e divulgar o patrimônio edificado, com foco nas fachadas com platibandas ornamentadas. Com inspiração no livro “Pinturas e Platibandas”, da fotógrafa Anna Mariani, a iniciativa aposta na fotografia como ferramenta de preservação e expressão.

A artista visual, Rute Yumie, idealizou a logomarca do projeto e atuou como curadora no Inventário de Fachadas do Centro de Ponta Grossa em 2024. “Acompanhei a divulgação dos resultados e ali percebi que outras pessoas também tiveram seu olhar modificado”, conta. Para Yumie, se o projeto alcançar resultados semelhantes ao de Ponta Grossa, o efeito já será significativo.

A arquiteta da equipe realizadora, Luiza Dittert, explica que as edificações têm como função primordial ser abrigo e espaço para expressão de identidade, contudo a cada novo uso, a reforma modifica os traços originários e descaracteriza a época de sua construção. “Com o registro conseguimos "congelar" a mensagem que o edifício nos passa, mostrando o seu contexto na dinâmica social do território e tornando memorável o que pode ser passageiro.”, argumenta.

De acordo com a curadora do projeto, Adriana Alves, por muito tempo a valorização dos bens culturais esteve concentrada em grandes feitos e monumentos de forte impacto visual e histórico. A proposta do Fachadas e Platibandas é ampliar esse olhar: “O patrimônio cultural também está presente no cotidiano, nas fachadas que compõem a paisagem urbana e refletem a riqueza da arquitetura popular brasileira, especialmente em diversas cidades do Paraná.”, defende.

Outras ações

O projeto também assume o compromisso de ampliar o acesso à cultura e à memória arquitetônica por meio de ações educativas e acessíveis. Em parceria com a APADEVI – Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual –, serão realizadas exposições táteis, formações para equipes municipais e a produção de um audiolivro com a transcrição integral do inventário.

Entre os produtos previstos estão um inventário fotográfico digital, com imagens georreferenciadas e dados sobre os elementos patrimoniais, uma exposição física com 21 fotografias (sete por cidade), doadas a órgãos públicos locais; e atividades de mediação educativa e acessibilidade.

A expectativa é alcançar diretamente mais de 21 mil pessoas, incluindo 9.132 pessoas com deficiência visual, 9.011 alunos e moradores das cidades participantes e ao menos 3.000 acessos digitais.

Compartilhe:

Leia também

Capal marca presença na Expomel e expõe variedade de produtos da Loja Agropecuária Participação na feira possibilitou integração com produtores em evento dedicado ao avanço da apicultura regional
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia