
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos de perigo para incidência de tempestade e chuvas intensas em todo o Paraná nesta sexta-feira (9) e no final de semana. Eles são amarelo e laranja, que significam "perigo potencial" e "perigo". Veja a previsão do tempo abaixo.
O amarelo, de "perigo pontencial" para tempestades, abrange todo o estado e indica que os ventos podem chegar a 60 km/h, com pancadas de chuvas fortes de até 50 mm/dia e queda de granizo. Ele é válido até as 23h59 desta sexta-feira.
A partir de sábado (10), parte do noroeste, oeste, sudoeste, sul e região central entram em alerta laranja, de "perigo" para tempestades. Chuva pode ter acumulado de 100 mm no dia e os ventos podem alcançar a velocidade de 100 km/h, com queda de granizo. Este aviso é válido até 12h59 do mesmo dia.
No domingo (11), há um alerta laranja de "perigo" para chuvas intensas. O acumulado também pode chegar a 100 mm no dia e rajadas de vento passando dos 60 km/h. Ele permanece ativo até 23h59 de domingo para cidades das regiões oeste, sudoeste, sul e central.
Ciclone extratropical
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor e a umidade serão impulsionados por outros sistemas fora do território paranaense, e trarão pancadas de chuva e temporais ao longo do fim de semana.
“Essa combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”, detalha Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
O especialista explica que haverá um ciclone extratropical no país, mas o fenômeno não vai atingir o Paraná. Contudo, poderá promover a formação de temporais.
“Uma frente fria vai se formar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Associado à frente fria, também teremos a formação de um ciclone extratropical. Nenhum destes fenômenos passará sobre o Paraná, mas impactam o tempo”, explica Reinaldo
Conforme o Simpear, uma frente fria chegará próxima ao Paraná no sábado (10), e poderá intensificar os temporais. Há previsão de chuva mais severa nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode ser atingido por temporais no final do sábado.
A instabilidade permanece sobre o estado no domingo (11), de acordo com Kneib. A expectativa é de que a chuva perca força no Oeste e Sudoeste. Mas, outras regiões do Paraná ainda terão previsão de chuva mais forte, principalmente a tarde e a noite.
Fonte: g1