Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

IAT orienta população sobre cuidados com animais vitimados por incêndios florestais

Ao encontrar um animal silvestre ferido pelo fogo, a recomendação é manter distância do bicho e acionar imediatamente o Instituto Água e Terra (IAT). De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 956 ocorrências de incêndio em vegetação em 135 municípios do Estado desde o dia 19 de agosto.

IAT orienta população sobre cuidados com animais vitimados por incêndios florestais
(Foto: IAT-Cianorte)
Publicidade
O período com tempo seco e incidência de incêndios florestais no País, além de causar danos à vegetação, prejudica também a fauna silvestre, com o fogo causando ferimentos aos animais e destruindo habitats. Assim, não é incomum que a população encontre animais feridos e confusos em áreas próximas de focos de incêndios. Mas o que fazer?

Por isso, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental que prestou apoio tanto no combate aos incêndios quanto para o resgate de animais vitimados, preparou uma série de orientações à população. Ao avistar um animal ferido pelo fogo, por exemplo, a recomendação é manter distância do bicho e acionar imediatamente o escritório regional do IAT mais próximo. Os técnicos do Instituto saberão como garantir que o animal receba os tratamentos necessários.

“A orientação também vale no caso de algum animal silvestre entrar em alguma residência. Além disso, é importante manter bichos de estimação distantes nessas situações”, explica o chefe do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques. O município no Noroeste do Estado foi um dos mais afetados pelas queimadas.

Marques acrescenta que é preciso ter cuidado com animais que transitem por locais queimados após a contenção das chamas. “Os bichos que viviam nas áreas afetadas pelo fogo estão no processo de estabelecer novos territórios, então é comum que eles ainda circulem nas áreas queimadas. Nessas ocasiões, a população deve manter distância e não oferecer nem água nem alimento, para que eles sejam incentivados a migrar para locais sem fogo”, destaca.

INCÊNDIOS – Nos últimos dias, o IAT ajudou a conter diversos incêndios florestais no Estado. As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba; em um conjunto de fazendas que constitui uma Área de Preservação Permanente Ecológica (APP) em Maria Helena, no Noroeste; no Parque Nacional Ilha Grande, em Icaraíma e Alto Paraíso, no Noroeste; e no entorno do Parque Municipal Cinturão Verde, em Cianorte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 956 ocorrências de incêndio em vegetação em 135 municípios do Estado desde o dia 19 de agosto. A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.

Confira regras para ajudar animais encontrados em áreas com fogo:

- Não oferecer água nem comida nas áreas próximas aos focos de incêndio

- Não se aproximar, incluindo animais domésticos

- Comunique imediatamente a regional mais próxima do IAT

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Paraná está sob alertas de tempestade nesta sexta-feira (9); veja previsão do tempo para o fim de semanaParaná está sob alertas de tempestade nesta sexta-feira (9); veja previsão do tempo para o fim de semana
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia