Correio dos Campos

38,5 mil quilos de maconha são queimados em operação conjunta de combate ao tráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai

Operação teve início há uma semana em região que fica a aproximadamente 350km de Foz do Iguaçu, uma das principais portas de entrada da droga no Brasil. Outros 159 hectares de plantação foram destruídos
4 de junho de 2024 às 11:17
(Foto: Reprodução/internet)

A Polícia Federal (PF) do Brasil e Polícia do Paraguai destruíram até a segunda-feira (3) pelo menos 159 hectares de plantação de maconha e queimaram 38,5 mil quilos da droga em uma operação conjunta entre os dois países de combate ao tráfico de drogas na fronteira.

A operação teve início há uma semana, no dia 28 de maio, na região Amambay, estado paraguaio que fica a aproximadamente 350 quilômetros de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, que faz limite com Cidade do Leste, no Paraguai e é considerada uma das principais portas de entrada da droga no Brasil.

A operação que deve se estender até o fim da semana, também já identificou pelo menos outros 91 campos de plantação da droga.

As forças de segurança calculam que ao final da operação, com as ações implementadas, serão retirados de circulação pelo menos 517,3 mil quilos de maconha do mercado regional.

Esta é a 44ª edição da Operação Nova Aliança que é encabeçada pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) com a PF e conta com o apoio da Força Tarefa Conjunta e o Ministério Público do Paraguai.

Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime indicam que anualmente, em média, aproximadamente 5 mil toneladas de cannabis são apreendidas no mundo por meio de um milhão de operações policiais.

A Nova Aliança alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas, segundo as forças de segurança do Brasil e Paraguai.

Fonte: G1