Correio dos Campos

Unidade da Capal em Carlópolis/PR comemora 20 anos com alta na produção de café na região

20 de maio de 2024 às 10:11
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Neste mês, a unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial em Carlópolis/PR comemora 20 anos de atividade. Localizada no Norte Pioneiro, a cidade de Carlópolis é reconhecida como a maior produtora de café do estado. Mas até chegar a essa posição, muitas melhorias precisaram ser realizadas. Uma delas, para atender propriamente os produtores rurais da região, foi a instalação, há 20 anos, da unidade da Capal no município.

Na avaliação de Claudinei Vieira, gerente da unidade de Carlópolis, um dos motivos que alavancou a produtividade do café e trouxe consistência para as demais culturas no município foi o modelo do cooperativismo introduzido pela Capal. “A assistência técnica trouxe muitas mudanças na produtividade e manejo nas lavouras. Em função da escassez de mão de obra, os cooperados também realizaram muitos investimentos em tecnologia e mecanização nas lavouras, e com isso houve maior confiança e credibilidade”, declara.

Considerando somente a área assistida pela Capal em Carlópolis, são 4,5 mil hectares reservados para a cafeicultura, divididos em aproximadamente 250 produtores associados. A cultura de outros cereais somam aproximadamente 2,5 mil hectares. “Estamos em uma região cafeeira, e essa atividade tem muita expressividade e agrega valor nos resultados da cooperativa”, afirma Claudinei.

Os números comprovam a vocação do município. Na safra de 2023, a comercialização de café teve um aumento substancial de 406% em relação ao ano anterior, totalizando 580 mil sacas. Para a atual safra, a meta é chegar a 700 mil sacas.

Goiaba

Recentemente, outra cultura que vem se destacando entre os agricultores locais é a goiaba. Nomeada “capital nacional da goiaba”, Carlópolis possui hoje cerca de 1,1 mil hectares reservados para a produção da fruta. Deste total, 600 hectares são de associados da Capal. Sendo a fruticultura uma atividade atualmente em destaque, Claudinei afirma que os cooperados estão abraçando essa oportunidade.

“A equipe de assistência técnica da cooperativa desempenha um papel fundamental em auxiliar os produtores, dando direcionamentos no manejo correto e aplicação de defensivos para colher resultados positivos”, afirma o gerente da unidade.

Da mesma forma que o café, anos atrás, foi ampliado e rendeu bons resultados para os produtores e para a cooperativa, as expectativas são frutíferas para que a goiaba passe a ser introduzida no repertório de negócios da Capal.