Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Parque dos Papiros e Jardim Christine recebem novas Estratégias de Saúde da Família

Parque dos Papiros e Jardim Christine recebem novas Estratégias de Saúde da Família
Publicidade
Na última sexta-feira (29) a população de Palmeira recebeu mais dois reforços para atendimento na área da saúde. O Parque dos Papiros e o Jardim Christine receberam novas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), permitindo que ambas saíssem de imóveis alugados e que não permitiam que fosse prestado o atendimento merecido pela população devido a limitações estruturais, para prédios novos, projetados especialmente para receber as ESFs.

As solenidades de inaugurações aconteceram no período da manhã e da tarde e contaram com a presença do prefeito Edir Havrechaki, do vice-prefeito Marcos Levandoski, da secretária de Saúde, Fabiani Bach, do presidente da Câmara de Vereadores, Anselmo Osório Heimbecher, do deputado estadual Paulo Litro, dos deputados federais Toninho Wandscheer e Hidekazu Takayama, a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, vereadores, secretários municipais e população em geral.

No período da manhã a inauguração foi realizada na unidade do Parque dos Papiros, denominada Dr. Jorge Amim Bacila, homenageando o médico que trabalhou em Palmeira durante décadas e prestou relevantes serviços à saúde dos palmeirenses.

A ESF recebeu investimento de R$ 639 mil através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, e conta com três consultórios médicos, consultório odontológico, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia, além de amplo espaço físico bem organizado.

Litro destacou que o novo local vai permitir que a população seja melhor atendida e que os profissionais tenham condições de realizar seu trabalho. “A saúde é a área mais importante de uma administração, pois melhora a qualidade de vida da população. Com certeza os palmeirenses ganham muito em receber estas novas unidades”, disse o deputado.

Wandscheer falou sobre o recurso bem administrado que foi aplicado para as obras em uma área tão importante como a saúde. “Vemos tantos municípios com má gestão e que desperdiçam dinheiro público, e que deveriam seguir o exemplo de Palmeira”, relatou o deputado, que teve a fala complementada por Havrechaki. “Tenho orgulho de dizer que nessa Administração o município não perdeu um centavo se quer de verbas que foram enviadas para nós”, disse o prefeito.

Heimbecher revelou estar feliz com as transformações positivas que o município passa e aproveitou a oportunidade para lembrar de um momento em que foi atendido pelo Dr. Jorge Amim Bacila, o qual disse ser um “privilégio ter sido afagado por mãos tão talentosas”, falou o vereador.

No período da tarde a solenidade de inauguração foi realizada na ESF do Jardim Christine, na qual foram investidos R$ 643 mil, através do Governo do Estado. A unidade é equipada com três consultórios médicos, consultório odontológico, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia.

Maindardes afirmou que a nova unidade vai melhorar ainda mais a saúde em Palmeira. “O município realiza um trabalho excelente na atenção primária e está fortalecendo ainda mais com a nova ESF. Os indicadores da saúde em Palmeira estão em constante evolução nos últimos anos e deverão continuar assim devidos aos investimentos que a área recebe”, abordou a diretora.

O deputado Takayama falou sobre o legado que está sendo deixado em Palmeira com as novas obras. “Não basta dar o prédio, tem que dar continuidade aos serviços também. Vemos que a administração municipal tem uma preocupação em sempre melhorar. A ESF saiu de um prédio alugado, com estrutura imitada, para este que é novo, próprio e adequado. Palmeira nunca esquecerá dos bens que a atual gestão trouxe para o município”, disse.

Evolução

A secretária municipal de Saúde destacou que Palmeira busca melhorar cada vez mais a atenção primária. “Queremos a promoção da saúde no município, queremos que as pessoas frequentem as unidades de saúde não apenas quando estão doentes, mas também para buscar a prevenção. Queremos que as novas ESFs sejam locais agradáveis, nos quais pessoas gostem de ir quando precisarem”, disse Bach.

Levandoski revelou que a Saúde realiza mais de 30 mil atendimentos por mês em Palmeira. “Parece um número equivocado, pois a cidade tem 34 mil habitantes, mas não é. Tem pessoas que passam por vários profissionais no mesmo mês, recebem vários atendimentos. Esse número mostra a quão trabalhosa é a área da Saúde no município e que estamos no caminho certo, que precisamos e estamos construindo e reformando unidades, melhorando os espaços, investindo cada vez mais nessa área e promovendo saúde de qualidade”, falou o vice-prefeito.

Havrechaki relatou que há cinco anos, apenas 32% do município contava com cobertura da Saúde, através de cinco unidades. Atualmente, com 14 unidades, a área de cobertura atinge 100% dos munícipes. “Não tem alegria maior do que inaugurar obras tão importantes na área de saúde e da educação. Queremos marcar a vida das pessoas nessa Administração e, ao atingir cobertura de 100% dos munícipes, vejo que estamos no caminho certo. Temos que fazer o investimento necessário para levar saúde de qualidade a todos”, finalizou o prefeito.

Apresentações

Alunos da APAE de Palmeira realizaram apresentações artísticas durante as inaugurações. Na unidade do Papiros, o grupo de dança do estabelecimento de ensino apresentou coreografia voltada aos anos 60. Já na unidade do Jardim Christine, mais de 10 integrantes do grupo ‘APAEgode’ realizaram apresentação musical.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia