Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Palmeira pode receber unidade de processamento de complemento nutricional

Palmeira pode receber unidade de processamento de complemento nutricional
Publicidade
Uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Palmeira, na última quarta-feira (14), tratou de assuntos referentes à instalação de unidade para processamento do Complemento Nutricional Funcional (CNF), à base da hortaliça Ora-Pro-Nobis, da empresa Proteios Nutrição Funcional, em Palmeira. A expectativa é que o processamento do complemento inicie no município até o final deste ano.

Participaram da reunião o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jaudeth Ramos Hajar, o diretor de Indústria e Comércio, Eloir José Voichicoski, o coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), Marcos Rochinski, e os diretores da Proteios, Marco Antônio Augusto Pimentel e José Ronaldo Tavares. No mesmo dia, os representantes da empresa, juntamente com Hajar, visitaram propriedade no interior do município, onde poderá acontecer a instalação da unidade de processamento.

Atualmente Palmeira conta com 18 agricultores que produzem ora-pro-nobis e na região são 88 agricultores integrados. Segundo Pimentel, o projeto é chegar em 100 produtores na região até o final deste ano, e 400 nos próximos dois anos.

De acordo com Tavares, a instalação em Palmeira irá gerar em torno de 10 empregos diretos, com uma produção média de 10 toneladas por mês do CNF, fornecidos a indústria alimentícia em geral, como fábrica de biscoitos, barras de cereais e sucos. A inserção do complemento na alimentação escolar também é umas das prioridades do grupo.

Um fator interessante informado por Rochinski é que com a unidade instalada em Palmeira, a indústria fará a separação da folha e do galho, reduzindo de forma muito significativa a mão de obra do agricultor, tornando a produção ainda mais viável.

Para Hajar, este tipo de empreendimento instalado em localidade rural de nosso município é fundamental. “Além de gerar empregos para pessoas da região, reforça possibilidades de diversificação nas propriedades rurais. Outro ponto importante é que nosso município será referência na produção de um complemento alimentício de grande importância”, destacou o secretário.

 

Proteios - A empresa Proteios oferece para a indústria alimentícia e nutracêutica o CNF, que é uma proteína vegetal em pó, formada basicamente por folhas de ora-pro-nóbis, uma hortaliça tradicional nativa do Brasil e rica em vitaminas, fibras e minerais. O produto é uma espécie de farinha que pode ser utilizada para enriquecer bebidas e alimentos como massas e barra de cereal. O principal destaque da composição nutricional do ora-pro-nóbis é a elevada concentração de proteína, que gira em torno de 28% da matéria seca.

A apresentação do complemento na feira “Fi Innovation Awards”, principal premiação nacional da indústria de ingredientes alimentícios e produtos alimentícios, rendeu à Proteios o prêmio de Ingrediente Funcional mais Inovador. Isso demonstra o grande potencial de desenvolvimento de produtos com base no complemento gerado a partir da hotaliça ora-pro-nobis.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia