Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Oficinas discutem modernização do Plano Diretor de Palmeira

Oficinas discutem modernização do Plano Diretor de Palmeira
Publicidade
IMPRENSA/Palmeira - Como parte das atividades de atualização do Plano Diretor de Palmeira, duas oficinas serão realizadas para ouvir o que a população espera do desenvolvimento do município. Os encontros estão marcados para dia 29 de janeiro, segunda-feira, na Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, que fica na Rua Jesuíno Marcondes, esquina com a XV de Novembro. Das 13h às 17h o encontro será direcionado para os assuntos da área rural do município. Das 19h às 22h, a oficina é direcionada para as questões da área urbana.

Todos os moradores estão convidados a participar das oficinas, que são gratuitas. Quanto mais gente comparecer, mais democráticas, transparentes e completas serão as discussões. Duas arquitetas urbanistas, que fazem parte da equipe técnica multidisciplinar que está revisando o Plano Diretor, vão conduzir as oficinas para entender o que a população vê como desafios, problemas, potencialidades e o que precisa ser melhorado no município de Palmeira. Elas vão levar para os participantes um questionário para atualizar os dados do Plano Diretor. "A oficina é um espaço para tratar da realidade", garante Débora Rocha, arquiteta e urbanista, uma das coordenadoras das oficinas.

Transparência - As oficinas fazem parte do processo de transparência da modernização do Plano Diretor, que prioriza a participação e atuação dos moradores na construção de um município que promova o bem estar de todos. Por isso os organizadores do evento destacam a importância da presença de todos.

"O Plano Diretor sem a leitura comunitária não tem valor algum. É extremamente importante que a administração pública fuja da prancheta e escute o que a população espera da cidade, entenda como os moradores veem o desenvolvimento de Palmeira", reforça o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo, Murilo Malucelli Klas.

Débora Rocha complementa: "Se a gente escuta as pessoas e inclui no Plano Diretor o que elas estão pedindo, é muito importante que elas participem de todo o processo para entender o que está acontecendo. Depois que o projeto estiver pronto, os moradores que estão por dentro das questões vão poder usar as diretrizes, a previsão orçamentária, os instrumentos legais e tudo o que foi desenhado democraticamente no Plano para que as melhorias se tornem realidade. É a participação popular que faz o sonho ser efetivamente vivido".

Desenvolvimento na cidade e no campo - Quem participar das oficinas vai ajudar a fazer um diagnóstico da realidade e das necessidades da população. Vai poder expor ideias, pedir explicações e discutir o planejamento e desenvolvimento de Palmeira. Por isso os moradores da zona rural também terão um espaço só para eles, para tratar de temas relacionados às atividades do campo. O objetivo é falar da produção, infraestrutura para escoamento, conservação de estradas, acesso à saúde, bem estar e educação.

"Essa dinâmica de oficinas serve para envolver o cidadão, para que ele pense o município também. O importante é fazer com que ele perceba o entorno onde vive. Que a pessoa não seja só mais um morador, mas cidadão atuante", salienta Murilo.

Longo Prazo - O Plano Diretor é um instrumento obrigatório para todos os municípios para organizar e estabelecer regras para o crescimento, funcionamento e planejamento territorial. É um Plano projetado pelos poderes públicos e sociedade civil a longo prazo, que direciona os investimentos e as ações das Administrações Públicas de acordo com os interesses da comunidade, cuidando sempre do meio ambiente, da urbanização e do bem estar social.

O município de Palmeira já tem um Plano Diretor elaborado. No entanto, para aproveitar e atrair novos investimentos e empreendimentos, está sendo feita uma revisão desse Plano, para trazer melhorias e projetos de modernização.

"Se a população está empoderada, ela cobra dos governantes que assumem a administração a cada quatro anos. Com os moradores atuantes, a probabilidade que os sonhos saiam do papel é bem maior do que só deixar o trabalho nas mãos da administração pública", ressalta Débora Rocha.

O arquiteto da Secretaria de Urbanismo explica que a leitura comunitária da realidade será complementada pela leitura da equipe técnica que está fazendo o projeto de modernização. Com o diagnóstico, novas informações e novos parâmetros, entra a leitura jurídica, que vai analisar as regulamentações do município que já estão desatualizadas e as que precisam ser criadas para colocar em prática o desenvolvimento de Palmeira. "As três leituras têm que conversar entre elas. Esperamos que o técnico, o jurídico e a participação popular possam mostrar para os agentes públicos a necessidade de integração de políticas urbanas. Se não tem boa vontade política, nada sai do papel. E a nossa meta é que a visão técnica direcione o desenvolvimento do nosso município.", frisou Murilo.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia