Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Município e profissionais conversam sobre reajuste do piso do magistério

Município e profissionais conversam sobre reajuste do piso do magistério
(Foto: Divulgação/PMP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Município, professores, Sindicato dos Servidor Públicos de Palmeira e vereadores estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (23), no auditório da Central de Atendimento ao Cidadão, para discutir sobre o reajuste do piso do magistério.

Na oportunidade, o Município apresentou dados relativos à receita corrente líquida, a qual atualmente é de aproximadamente R$ 129 milhões. Discutiram-se assuntos relacionados às finanças do Município e sobre o limite prudencial fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Município apresentou proposta segundo a qual, professores que recebem salário abaixo do piso nacional, terão seus vencimentos reajustados integralmente, para que o valor atinja R$ 3.845,63 por 40 horas semanais.

Segundo a proposta, para os demais professores, o reajuste pleiteado será concedido durante o ano de 2022, conforme haja incremento da arrecadação, sem prejuízo do avanço dos demais servidores públicos.

O Município também esclareceu que, mesmo sem o Governo Federal ter concedido qualquer reajuste no ano de 2021, antecipou-se e concedeu 4,52% de reajuste a todo o funcionalismo (inclusive aos professores), e 10,16% no ano de 2022.

Por fim, definiu-se a criação de uma comissão de estudos que se reunirá, a cada dois meses, para avaliar a receita líquida corrente do Município e o índice da folha salarial dos servidores naquele momento e, de acordo com o possível, concedendo os reajustes aos poucos, sem comprometer o limite das despesas com pessoal. Os reajustes serão dados até que se atinja a porcentagem conquistada pelos professores.

A comissão será formada por sete pessoas e a primeira reunião da comissão está marcada para acontecer no mês de abril.

Conversas

O secretário de Gestão e Finanças, Marcos Antônio Bordinhão, e o Procurador Geral do Município, Carlos Eduardo Rocha Mezzadri, apresentaram diversos cenários estudados com a finalidade de conceder o reajuste de 33,24%, mas em todos o Município deparava-se com Lei de Responsabilidade Fiscal, na qual não é possível ultrapassar o limite prudencial.

O prefeito Sérgio Belich também esteve presente na reunião e participou das discussões. "Queria muito chegar aqui e falar para vocês que estamos concedendo o reajuste integral de 33,24% neste momento e estaria tudo resolvido, pois sei que vocês merecem muito e acho justo que vocês briguem por esse direito conquistado. Mas integralmente, neste momento, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite. Mesmo o Município tendo dinheiro em caixa, não podemos extrapolar o limite prudencial. A posição da Administração é de conceder o reajuste tão merecido aos professores, mas precisamos seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal", explicou Belich.


Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia