Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Exposição que celebra os 150 anos da imigração polonesa é aberta ao público

Exposição que celebra os 150 anos da imigração polonesa é aberta ao público
(Foto: Divulgação/PMP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Foi inaugurada ontem (11) a exposição "Memória em Cartaz: O Imigrante Polonês em Palmeira", para celebrar os 150 anos da imigração polonesa no Paraná. A exposição está aberta ao público na Central de Atendimento ao Cidadão, se segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, gratuitamente.

"Memória em Cartaz: O Imigrante Polonês em Palmeira" conta com uma mostra de 26 cartazes que cobrem um dos acontecimentos onde a história, a memória, a cultura e a identidade do imigrante polonês afloram com maior potência: a festa típica polonesa em Santa Bárbara, em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa. O evento é realizado ininterruptamente desde 1994, com organização da Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa no Brasil (BRASPOL). Somente em 2020 e 2021, devido a pandemia de Covid-19, a festa não foi realizada.

A curadoria da exposição foi feita pelos historiadores Karina Vanessa Albano e Paulo Henrique Taufer. De acordo com eles, os cartazes vão muito além de um simples convite para participação do evento, mas são também uma representação de símbolos, imagens, fotografias e uma programação de recortes culturais e a validação simbólica da identidade polonesa, pois dialogam com sua história e a cultura.

"O objetivo da festividade em questão é o fortalecimento étnico e o sentimento de pertença comunitária, principalmente a legitimação de sua religiosidade. Já a escolha da santa padroeira da festividade está relacionada ao fato de Nossa Senhora de Czestochowa representar uma ativação direta com a Polônia", destacou Taufer.

Para Albano, "é possível ver nos cartazes uma clara divisão temporal da festa: do tempo sagrado controlando tudo aquilo que está ligado à religiosidade, constituído desde o tríduo preparatório até a missa solene ministrada na língua polonesa; e do tempo profano que contempla as apresentações artísticas, danças folclóricas, feiras de produtos coloniais e artesanatos, brincadeiras e recreações", enfatizou.

O evento de abertura foi restrito ao público e contou somente com a presença do prefeito Sérgio Belich, do vice-prefeito Major Schulli, do presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, da descendente de poloneses e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, além da imprensa e dos curadores da exposição.

Compartilhe:

Leia também

Palmeira recebe show Latitudes Latinas nesta sexta-feiraProjeto conecta geografia e sonoridades latino-americanas
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Exposição que celebra os 150 anos da imigração polonesa é aberta ao público | Correio dos Campos