Correio dos Campos

Instituto Purunã firma parceria com o Governo do Paraná para desenvolver Campos Gerais

Encontro entre entidade e governador apresentou planos e necessidades da região para intensificar o turismo de natureza
19 de agosto de 2024 às 15:57
Mariano Lemanski, presidente do Instituto Purunã, Soraia Melchioretto, gerente do Instituto, e o governador Ratinho Jr. (Crédito: Newton Russo)

COM ASSESSORIAS – Na última terça-feira (13), o governador do Estado do Paraná, Ratinho Jr, e secretários do Governo foram recebidos na Cabanha São Rafael por representantes do Instituto Purunã, que promove o desenvolvimento sustentável de São Luiz do Purunã e região, para conhecerem os planos dos empresários da região para fortalecer o turismo de natureza dos Campos Gerais. Localidades como Balsa Nova, Palmeira e São Luiz do Purunã apresentam atrativos naturais, como a Escarpa Devoniana, Buraco do Padre e o Rio dos Papagaios, além de gastronômicos e construções históricas, como a Ponte dos Arcos e a Casa da Estrela, e hospedagens aconchegantes.

Segundo o governador, o Paraná é o estado que mais cresceu na atração de turistas em 2023, registrando um aumento de 23%. “O Ecoturismo também é uma das estratégias do nosso governo, pois em termos de natureza temos um potencial gigantesco, e São Luiz do Purunã é uma região rica para isso. O Instituto Purunã nos apresentou uma série de projetos que ajudam a alavancar tanto a questão cultural, com a Rota dos Tropeiros, como a questão da natureza, com paisagens belíssimas, além do potencial de deixar mais renda para as famílias da região. E agora selamos essa parceria para que possamos estruturar juntos toda essa cadeia produtiva”, afirmou Ratinho Jr.

No encontro, o empresário do setor de hotelaria Carlos Rodrigues, destacou que os principais entraves para desenvolver a região estão relacionados à falta de uma regulamentação específica para o turismo na região de preservação, infraestrutura das vias de acesso e a melhoria no centro de São Luiz do Purunã para receber os turistas. “Temos diversas iniciativas soltas que precisam de sinergia, por isso queremos criar esse ambiente positivo para trazer novos investidores para uma região com potencial gigantesco de atrativos”, ressaltou.

O projeto apresentado contou com o desenvolvimento de um plano diretor realizado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner a pedido do Instituto. Entusiasta da região e de suas belezas naturais e culturais, Lerner destaca que a proximidade da região com Curitiba é fundamental para a união da convivência rural e urbana com altíssima qualidade de vida. “São Luiz do Purunã é uma joia inexplorada e tem potencial de ser o segundo maior polo turístico do Estado, depois de Foz do Iguaçu”, afirmou Lerner em vídeo gravado quando desenhou o projeto.

O Instituto Purunã foi fundado em 2016, e desde então tem atuado no desenvolvimento sustentável da região, trabalhando com a educação das crianças, no fortalecimento do entorno e do turismo. “Nosso objetivo é que essa ação conjunta traga melhorias na infraestrutura de São Luiz do Purunã, oportunizando o aquecimento da economia local, a qualidade de vida das famílias, a proteção ambiental, cultural e mostrando os atrativos da localidade para os turistas”, acrescenta a gerente do Instituto, Soraia Melchioretto.

Presente para o Estado

No encontro, o presidente do Instituto Purunã, Mariano Lemanski, entregou quatro quadros do artista argentino Carlos Montefusco, um dos nomes mais reconhecidos das artes dos pampas. Durante sua passagem por São Luiz do Purunã, o pintor produziu obras retratando a Rota dos Tropeiros.

“O presente é uma representação do nosso sonho: de transformar a região e apresentar a história do Tropeirismo como um patrimônio cultural. Temos certeza que esse encontro trará frutos importantes para o desenvolvimento da nossa região”, destaca Lemanski.

O encontro também foi marcado por uma gastronomia da região, com a presença do chef paranaense Celso Freire. Apaixonado pela região, Freire destaca outra potencialidade da região: a gastronomia. “Quando falamos em turismo, a gastronomia também se destaca, e o Tropeirismo tem um papel fundamental nesse quesito. A região tem habilidade para ser acolhedora e competente, para fazer com que todos que venham para a região sejam abraçados e sintam-se em casa”, finaliza.