Correio dos Campos

Hospital Carolina Lupion em Jaguariaíva recebe licença sanitária

26 de outubro de 2021 às 18:16
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – O Hospital Municipal Carolina Lupion (HCML) recebeu na tarde de segunda-feira (25), a licença sanitária emitida pela Vigilância Sanitária da 3ª Regional de Saúde do Paraná. O documento vinha sendo pleiteado há alguns anos e é requisito obrigatório para recebimento de recursos e renovação de contratos da área com o Governo do Estado.

A documentação foi entregue pelo chefe da Regional de Saúde do Governo do Estado, Robson Xavier da Silva, à prefeita Alcione Lemos. Ele veio acompanhado dos técnicos Edivaldo Jorge Kogus, chefe da Vigilância Sanitária, e enfermeira Lilian Temp Janzen, da chefia de Vigilância em Saúde.

Bastante emocionada com a conquista, a prefeita Alcione Lemos lembrou dos passos necessários para regularização sanitária do hospital, processo que iniciou em 2009, com a reorganização da entidade e, ao longo desses anos, com gradativas reformas estruturais, adequações às normas da vigilância, investimentos em equipamentos e recursos humanos. Ao final ela parabenizou a todos os envolvidos no processo, finalizado simultâneo às dificuldades da luta contra a pandemia de Covid-19.

Embora tenha tido que se adequar às normas, o HCML é uma das instituições mais preparadas na região, observou o chefe da Regional. Na oportunidade ele confirmou o repasse de mais de R$2 milhões do Governo do Estado para novas reformas estruturais necessárias ao funcionamento do hospital. Mesmo passando por diversas revitalizações, o prédio, que tem mais de 62 anos, ainda precisa de obras em alguns setores para atingir todas as exigências das legislações pertinentes.

Silva, no entanto, enalteceu a qualidade dos serviços prestados pelo HCML, que pode inclusive no futuro receber apoio financeiro do Estado para prestar atendimento microrregional. Também parabenizou aos gestores municipais pelo empenho na manutenção dos serviços e cumprimento das exigências da legislação, num cenário em que vários hospitais sofrem com situação de descredenciamento e até fechamento.

Também estiveram presentes na reunião de trabalho, realizada no Salão de Atos da Casa da Cultura Dr. João Batista da Cruz, secretários municipais, os vereadores Ratinho, Verli do Povo e Juninho Pemac, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e do HCML, entre eles a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, o superintendente do hospital Washington Luis Pietrochinski e o médico diretor clínico Cícero Carlos Silva.