Correio dos Campos

Palácio da Viscondessa recebe exposição ‘Resposta Inconsciente’

9 de agosto de 2021 às 18:28
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Sala do Artista Palmeirense está recebendo a exposição ‘Resposta Inconsciente’, de Augusto Moraes. As obras são formadas por imagens sobrepostas com recortes, que formam artes únicas e frutos do inconsciente do artista.

“Acredito que a arte seja a forma mais linda e pura da transparência do indivíduo. Por isso, a arte não deve ser elitizada, todos devem ter acesso para produzir e consumir”, enfatiza Moraes.

De acordo com o artista, as obras produzidas não tem um significado específico. “Elas são justamente a resposta do meu inconsciente, que transparecem a essência mais pura de um possível sentimento que não se manifesta em palavras. Eu poderia usar de termos complexos para explicar a exposição, porém, sou um democrata quando se trata de conhecimento cultural e artístico”, destaca.

Além das obras expostas, ‘Resposta Inconsciente’ também conta com a interatividade do público. No centro da sala há uma folha em branco e vários itens para colagem. O público é quem irá colar os itens, compondo uma obra de arte coletiva.

“A arte não termina na conclusão da obra do artista. Ela se finaliza na interpretação do outro que visualiza e que consome. Isso também é arte, é a interpretação subjetiva de cada indivíduo”, relata Moraes.

A exposição ‘Resposta Inconsciente’ fica aberta das 9h às 11h e das 13h às 17h, no Palácio da Viscondessa, na praça Mal. Floriano Peixoto, 11, de forma gratuita. Devido a pandemia do Coronavírus, para realizar a visitação é necessária a utilização de máscara. A visita pode ser realizada por apenas duas pessoas por vez.