Correio dos Campos

Município, entidades e contadores discutem para aumentar doações financeiras oriundas do Imposto de Renda

22 de julho de 2021 às 17:46
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Assistência Social realizou reunião com entidades assistenciais, contadores, com o prefeito Sérgio Belich, com o vice-prefeito Major Schulli, e com vereadores do município na quarta-feira (21), para discutir sobre doações financeiras oriundas do Imposto de Renda. Durante o evento foram debatidas formas de aumentar a arrecadação das instituições através deste tipo de doação.

Neste caso, o declarante pode doar até 6% do imposto devido diretamente para instituições do nosso município, desde que opte pelo modelo completo de tributação do Imposto de Renda. “Não são muitas as pessoas que fazem esse tipo de doação em Palmeira e, por isso, as entidades assistenciais deixam de arrecadar recursos para investir em nossa própria sociedade”, disse o secretário de Assistência Social, Mário Wieczorek.

Com a presença de vários contadores na reunião, o prefeito aproveitou a oportunidade e pediu a colaboração para que os profissionais orientem seus clientes a realizar doações para as entidades locais. “O Município está estudando várias formas de aumentar a captação de recursos para as entidades sociais. A ajuda dos contadores, que são como um elo entre a declaração do imposto e o declarante, é fundamental para que possamos aumentar significativamente a quantia. Quanto mais conseguirmos, melhor para as nossas entidades assistenciais e seus usuários”, destacou Belich.

O presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, também participou das discussões e enfatizou que “a doação não significa nenhum tipo de acréscimo ao imposto, pois o valor de 6% será descontado do valor total do imposto devido. Caso não optem pela doação, este recurso vai para a União e deixamos de reverte-lo para benefícios em nossa própria cidade, às pessoas e projetos que conhecemos e convivemos”, relatou.

Quem optar por realizar a doação de parte de seu Imposto de Renda pode destinar a quantia às instituições de apoio às crianças, adolescentes ou idosos de nosso município, por exemplo, desde que as mesmas estejam regularizadas perante seus Conselhos Municipais e cadastrem projetos para a utilização do dinheiro.

No momento da Declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve optar pelo modelo completo para poder realizar a doação. Para isso, deve entrar na ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolher para qual tipo de fundo deseja fazer a doação e optar pela esfera de atuação municipal. Também é necessário informar o valor doado, respeitando a porcentagem estabelecida. Em seguida será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), o qual deve ser pago até o último dia de entrega da declaração.

“A parceria que o Município tem com as entidades é fundamental. Queremos colaborar em tudo o que for possível para qualificar ainda mais o trabalho importantíssimo que estas entidades realizam”, enfatizou Wieczorek.