Correio dos Campos

Atividades escolares da rede municipal retornam na segunda-feira e aulas presenciais devem voltar no dia 2 de agosto

22 de julho de 2021 às 14:54
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que as atividades escolares da rede municipal de ensino retornam na segunda-feira (26). No dia 2 de agosto também deve acontecer o retorno das aulas presenciais, seguindo todas as determinações do protocolo de biossegurança.

Na próxima semana a continuidade do segundo trimestre de 2021 será realizada de maneira remota e com interação nos grupos de WhatssApp. Os alunos já estão com as atividades impressas em casa, pois as mesmas foram retiradas antes do período de recesso.

No início do mês de julho a SME solicitou à Secretaria de Saúde e à Vigilância Sanitária um novo parecer sobre a curva de contaminação e possibilidade de retorno presencial escalonado. A análise recebida teve parecer favorável ao retorno, visto que a curva de contaminação baixou 72% em relação a crianças na faixa etária de até dez anos, desde que sejam cumpridas as determinações do protocolo de biossegurança.

Com a análise em mãos e considerando o resultado das atividades presenciais que já ocorreram a partir de maio, bem como as questões trazidas pelas equipes gestoras das escolas, o fato de os profissionais das escolas terem recebido a primeira dose da vacina e, principalmente, o fato de que todas as escolas estão supridas com materiais de higiene, álcool em gel, máscaras para distribuição aos funcionários e alunos entre outros, a SME apresentou ao Comitê de Volta às Aulas e ao Conselho Municipal de Educação a proposta de retorno presencial escalonado dos alunos de 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental de todas as instituições municipais .

O Comitê e o Conselho deram parecer favorável ao retorno a partir do dia 2 de agosto, incluindo o transporte escolar com capacidade de 50% da ocupação, sendo 25% alunos das escolas municipais e 25% das escolas estaduais.

Também foi discutido e aprovado o retorno dos alunos das turmas de Pré I e Pré II a partir do dia 16 de agosto, porém, neste caso, ainda está pendente a liberação por parte da Secretaria de Saúde. Para as turmas de creche, ainda não há previsão, visto que são alunos que dependem do contato direto.

Escala de alunos

A primeira escala de alunos que poderá frequentar a escola presencialmente são aqueles alunos cujos pais já assinaram o termo de consentimento. Cada escola fará a sua organização, dependendo do número de alunos autorizados e de acordo com o número de alunos que cada sala comporta, dentro do distanciamento permitido. As famílias deverão ficar atentas aos avisos que serão enviados pelas escolas nos grupos de mensagens.

Caso não haja nenhum contratempo, este retorno deverá ser efetivado no dia 2 de agosto, quando estará acontecendo o retorno presencial com o transporte e também a entrega das atividades remotas, para os pais que assim optaram.

Os pais que, no decorrer dos dias se sentirem mais seguros e desejarem assinar o termo de consentimento, deverão procurar a equipe da escola e assim fazê-lo. Porém, neste caso, deverão aguardar a inclusão na escola para a próxima quinzena, visando manter a organização interna das escolas dentro dos protocolos.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Márcia Muchinski, a equipe da Secretaria está bastante confiante para o retorno presencial. “Estamos diante de uma possibilidade de recomeço, em um formato diferenciado da organização normal, mas que nos traz esperança de reabrir as escolas trazendo de volta a oportunidade de oferecer a educação presencial tão importante para a formação das nossas crianças. Para todos nós, equipe da Secretaria Municipal de Educação e equipe de profissionais das escolas, é um novo desafio, mas estamos bastantes confiantes de que o retorno será positivo para todos” disse.

Interação nos grupos

Com os professores atendendo também no método presencial, o tempo de interação nos grupos de mensagens será reduzido, o que necessita da compreensão dos pais que optarem pelo ensino remoto.

Transporte escolar

Os pais que optarem em encaminhar seus filhos à escola através do transporte escolar, deverão levar os estudantes até o ponto de embarque e aguardar até que seja feita a aferição da temperatura da criança. Caso a criança apresente febre, deverá retornar para casa.