Correio dos Campos

Vigilância em Saúde e PM realizam ação para fiscalizar e orientar em relação ao coronavírus

27 de julho de 2020 às 14:37
(Foto: Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – A Vigilância em Saúde realizou ação no último domingo (26), junto com a Polícia Militar, para fiscalizar e orientar estabelecimentos comerciais e munícipes em relação a medidas para evitar a proliferação do coronavírus. Foram constatadas aglomerações em diversos locais e desrespeito aos decretos 13.542, de 17 de março, e 13.718, de 19 de junho, ambos ainda vigentes.

A operação teve início às 17 horas, com os servidores da Vigilância e policiais militares indo até dois campos de futebol, nos quais estavam acontecendo partidas. Em ambos os casos as pessoas foram orientadas e os jogos foram encerrados.

Na sequência a fiscalização abordou uma festa particular próxima ao Cemitério Municipal, com a presença de diversos jovens. Foi solicitada a colaboração para não realizar aglomerações, porém apenas três pessoas foram embora da festa e as demais permaneceram.

Às 20 horas a operação foi até a praça Marechal Floriano Peixoto, para verificar o cumprimento do decreto nos estabelecimentos comerciais. No primeiro local abordado, cerca de 50 jovens se aglomeravam em frente e todos foram orientados a irem embora.

Em outro estabelecimento as portas estavam fechadas, mas haviam entre 15 e 20 pessoas dentro. Todos foram orientados a se retirar do local, ao menos que estivessem esperando algum pedido de comida, porém ninguém ficou. Na sequência a fiscalização foi até um restaurante próximo a referida praça e constatou que haviam pessoas consumindo refeições. Foi solicitado que assim que terminassem fossem embora.

A fiscalização também foi em três bares do município. Em dois deles haviam pessoas no interior e elas foram orientadas a irem embora, enquanto o proprietário recebeu o pedido para que encerrasse as atividades do dia. No terceiro bar, o proprietário já havia fechado antes mesmo da chegada dos fiscais.

Ângela Hass Dias, fiscal da Vigilância em Saúde do Município, relata que durante as abordagens os fiscais recebem muito deboche e desobediência, principalmente por parte de jovens, e também de alguns estabelecimentos. “Sei que estamos todos cansados do confinamento, mas sem a vacina é o que nos resta a fazer. Pedimos, por favor, que as pessoas colaborem para que possamos manter o comércio aberto e até flexibilizar mais as medidas, mas com o atual comportamento, não poderemos melhorar em nada”, disse.

Dias também conta que durante as abordagens muitas pessoas falam que não irão pegar o vírus, ou até mesmo que não irão apresentar sintomas, porém não pensam que podem transmitir para outras pessoas. “No fim de semana o hospital regional emitiu uma nota avisando que sua UTI estava lotada. Já imaginou algum familiar seu precisando desta UTI para sobreviver e não podendo ser internado? Devemos pensar no coletivo, cuidar de si mesmo e dos outros também”, destacou a fiscal.

Denúncias

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, mantém em funcionamento serviço para receber denúncias sobre situações relacionadas ao coronavírus. Informações podem ser repassadas através do telefone 3909-5096. A Polícia Militar também recebe informações via 190 e repassa ao órgão de saúde do Município.