Correio dos Campos

Castramóvel auxiliará no controle populacional de cães e gatos de Palmeira

1 de junho de 2020 às 17:31
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – O novo castramóvel do município foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira (1). Uma pequena cerimônia foi realizada no Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Edir Havrechaki, do ex-deputado federal Osmar Bertoldi, autor da emenda parlamentar para aquisição do equipamento, da juíza da Comarca, Cláudia Sanine Ponich Bosco, da secretária interina de Saúde, Anna Angélica Alves Moscalesky, representantes de entidades, vereadores e servidores municipais.

O equipamento faz parte do programa de controle de zoonoses, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através das ações realizadas pela equipe de Vigilância Sanitária.

Durante sua fala, o prefeito Edir destacou a importância do novo equipamento para a saúde de Palmeira. “A aquisição do castramóvel era um sonho antigo do município e que agora é realizado. Sabemos a importância de realizar o controle populacional dos animais de rua e dos animais das famílias mais carentes, que não tem condições de realizar o procedimento de forma particular. É uma ação que beneficia a saúde do município como um todo e que enxergaremos o resultado no futuro, com melhores condições de vida para nossos bichinhos e com menos animais nas rua”, disse o prefeito

O ex-deputado Bertoldi enfatizou que a luta pelo bem estar dos animais não deve ser atribuída somente ao Município. “Precisamos que toda a população se mobilize e se conscientize nesta causa, e não somente o poder público. É importante que as pessoas busquem a castração dos animais, mantenham a saúde dos seus bichinhos em dia e tenham consciência no momento de criação”, disse.

O castramóvel foi instalado em um trailer com dimensões de 2,45 metros de largura por 8 metros de comprimento, com sala de assepsia/paramentação, sala de tricotomia, sala cirúrgica e sala pós-cirúrgica e banheiro. Ele também conta com climatização e demais acessórios essenciais para o seu funcionamento.

Início das atividades

De acordo com Anna Angélica, o castramóvel deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas. “Estamos com o processo de compra da medicação e dos anestésicos em andamento. Os equipamentos instrumentais já foram todos adquiridos. Assim que estivermos com todos os produtos necessários, o equipamento já entrará em funcionamento, atendendo os animais de rua e das famílias mais carentes”, revelou.

A secretária interina também relatou que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo um sistema para que seja feito o agendamento das castrações e controle dos atendimento. “O setor de Tecnologia da Informação já está finalizando o processo de criação. Será mais uma ferramenta que teremos para auxiliar no controle populacional de nossos animais”, disse.

Censo

A Secretaria de Saúde de Palmeira realizou um censo de cães e gatos do munícipio de Palmeira, para conhecer a realidade enfrentada no município. O levantamento dos dados foi realizado no ano de 2019 pelas agentes comunitárias de saúde

Foi através destes dados de conhecimento da população de cães e gatos que foi possível realizar a implantação de um programa permanente gratuito de esterilização de animais, associada a educação para a guarda responsável.

Foram entrevistadas 1.284 famílias e levantadas informações como renda familiar, presença de animais de estimação nos lares, porte, espécie, vacinação, castração e origem dos animais.

Para a veterinária do Município, Caroline Marie Sundin de Paula, “o censo de cães e gatos do munícipio de Palmeira foi um trabalho extremamente importante, por permitir traçar um diagnóstico dos animais que possuem tutores, bem como a relação da população com seus animais de estimação. Nos mostrou áreas e situações de risco, bem como pontos positivos. É necessário urgentemente iniciar um trabalho humanitário de controle de animais, buscando apoio de toda a estrutura organizacional da Prefeitura de Palmeira e da população”, destacou.