Correio dos Campos

Crianças, gestantes, puérperas e PCD receberão vacina contra a gripe em Palmeira

18 de maio de 2020 às 12:54
(Foto: Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Segue em andamento a primeira etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, na qual o público alvo é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto e pessoas com deficiência.

A vacinação das crianças deve ser agendada pelos responsáveis. Eles devem agendar um horário na sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência diretamente com as agentes comunitárias de saúde (ACSs), por telefone ou pelo Whatsapp de cada unidade. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, visto que mais de 2,5 mil crianças devem se vacinar.

Segunda etapa

A segunda etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe irá vacinar adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e rede da privada. Ela terá início apenas quando os membros dos grupos prioritários da primeira etapa receberem suas doses.

Parcial

Até a manhã desta segunda-feira (18) 8.916 palmeirenses já haviam recebido a dose da vacina contra a gripe, em um total de 10.951 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, 81,42% do público alvo já foi vacinado. A meta é vacinar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.