Correio dos Campos

Ciclovia da PR 151 e ruas recebem nova iluminação com lâmpadas de LED

18 de março de 2020 às 16:07
(Divulgação/Gabriel Osternack Lima/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – A ciclovia da PR 151 recebeu melhorias em seu sistema de iluminação nos últimos dias. O trecho, de aproximadamente 1,5 km, ganhou 84 novas luminárias com lâmpadas de 250 watts de potência com tecnologia de diodo emissor de luz, mais conhecidas como lâmpadas de LED.

A secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque, destaca as principais vantagens da nova iluminação na ciclovia. “A principal diferença entre as lâmpadas de vapor de sódio e de LED está na economia do reator, pois não há perda de energia do mesmo e também, se tudo ocorrer normalmente, não será necessário realizar a manutenção pelo período de 80 mil horas. São dois fatores que representam economia aos cofres públicos”, disse.

Albuquerque também enfatiza que “o fluxo luminoso de uma lâmpada normal de vapor de sódio e de 250 watts gira em torno de 22 mil lumens, enquanto as de LED contam com fluxo luminoso de quase 30 mil lúmens, proteção contra água, poeira e impactos”, relatou a secretária.

Outras ruas também recebem nova iluminação de LED nos próximos dias. A avenida Sete de Abril terá a troca de lâmpadas em 57 luminárias, sendo que 27 luminárias curtas receberão braços mais longos. Já a rua Santos Dumont terá a troca de lâmpadas em 20 luminárias.

No final de 2019 outros locais da cidade já haviam recebido melhorias semelhantes, como as ruas Conceição, XV de Novembro, Santos Dumont, as praças Marechal Floriano Peixoto, Ludovico Ristow e Domingos Theodorico de Freitas.