Atendimento ao público está normalizado no Setor de Identificação
COM ASSESSORIAS – O setor de Identificação da Prefeitura de Palmeira informa que retomou o atendimento ao público desde a última segunda-feira (9). O equipamento utilizado para coletar as impressões digitais, que havia apresentado problemas, foi substituído e os serviços acontecem normalmente.
Como a coleta das digitais é indispensável para a realização da carteira de identidade, os serviços do setor de identificação estavam suspensos temporariamente enquanto um novo equipamento não chegava ao município.
Informatizado
Desde o final de novembro de 2019, o Setor de Identificação de Palmeira está totalmente informatizado. A fotografia necessária para o documento e a coleta da impressão digital passaram a ser realizados digitalmente, oferecendo mais comodidade ao público.
Geraldo Nepomuceno das Neves, secretário municipal de Gestão Pública, pasta responsável pelo setor, destaca que “agora o usuário não precisa mais levar sua foto 3×4 para realizar a carteira de identidade, economizando nesta questão, e também não precisa mais sujar os dedos para a coleta da digital, pois agora contamos com o aparelho de biometria digital”, disse.
Agendamento gratuito
A Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) no Brasil é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital, fotografia, etc. Para a realização da mesma o usuário precisa agendar um horário de atendimento, através do endereço www.institutodeidentificacao.pr.gov.br. Também é possível ir até o Posto de Identificação para realizar o agendamento gratuitamente.
O interessado deve ir até o Posto de Identificação selecionado no agendamento portando a seguinte documentação:
Menor de 16 anos |
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Solteiro(a) ou em união estável |
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Casado(a) ou viúvo(a) |
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Desquitado(a), separado(a) ou divorciado(a) |
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Brasileiro(a) naturalizado(a) |
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De nacionalidade portuguesa |
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Nascidos no exterior |
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Opção de nacionalidade |
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O Curatelado (ou maior incapaz) deverá estar acompanhado pelos curadores com respectivos termos caso não possam exprimir sua vontade no momento do atendimento.
São opcionais:
- CPF e PIS/PASEP. Caso deseje que estas informações constem na carteira de identidade, traga documentos ou comprovantes constando estes dados;
- Comprovante de residência atual, para atualização de cadastro no Instituto de Identificação.
Após o procedimento padrão de coleta de dados, assinaturas, fotografia e biometria, o Instituto de Identificação emitirá a guia de pagamento, que será entregue juntamente com a Guia de Retirada/Protocolo.
A 1ª Via da carteira de identidade é isenta de pagamento. Já a 2ª via e a 2ª via rápida custam R$ 35,55 e R$ 30,47, respectivamente. Este valor é ajustado anualmente.
O prazo para entrega da Carteira de Identidade é em média de 30 dias. A entrega será realizada apenas ao Titular, Representante Legal ou Procurador devidamente constituído. Também é necessário apresentar a Guia de Retirada/Protocolo.