Correio dos Campos

Guindaste é utilizado para instalar estrutura metálica na obra do Cine Teatro

3 de março de 2020 às 17:04
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Um grande guindaste chamou a atenção de quem circulava na área central de Palmeira e em bairros próximos, no último sábado (29). A máquina, usada para movimentar materiais pesados, foi utilizada na obra de reforma do Cine Teatro.

O guindaste elevou as peças da estrutura metálica que dará suporte para toda a cobertura do prédio. Por motivo de segurança o trecho da rua XV de Novembro, entre a rua Jesuíno Marcondes e a praça Marechal Floriano Peixoto, no qual estava o veículo, foi interditado durante os períodos da manhã e da tarde.

O prefeito Edir Havrechaki destacou que com a colocação da estrutura metálica, a obra terá um grande avanço. “O telhado também será colocado em breve e o Cine Teatro estará coberto. Desta forma todos os trabalhos internos também ganharão novo ritmo e terão um rápido avanço para que logo possamos devolver o Cine Teatro totalmente reformado para a comunidade palmeirense”.

Já o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, destacou a importância da obra para Palmeira e o desenvolvimento cultural do município. “A obra se faz necessária para devolver a comunidade palmeirense um importante espaço cultural. Sem dúvida, o primeiro papel exercido por um espaço cultural para o desenvolvimento do povo de uma cidade é a inclusão social desse povo na cadeia produtiva da cultura, oferecendo condições para que todos, especialmente aqueles excluídos do consumo das artes, tenham acesso à inventividade artística das diversas manifestações culturais”, disse.

Cine Teatro Municipal e Prefeitura

Antes da instalação do prédio da Prefeitura Municipal e do Cine Teatro, o local foi residência do Barão do Tibagi e da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá. A área foi inaugurada no dia 7 de abril de 1951, por iniciativa do então prefeito Benjamin Malucelli.

Mais tarde, dois aparelhos de projeção foram doados à Prefeitura pelo Governo do Estado. Durante meio século de existência o Cine Teatro recebeu apenas uma modificação: com a chegada do Cinema Novo, a tela onde eram projetados os filmes teve que ser transformada, pois as películas não eram mais retangulares. Depois disso, nenhuma restauração foi realizada, até o ano de 2001. Nesta data ele foi reinaugurado no dia 7 de abril de 2001, reconstituindo suas características originais.

Um dos aspectos que chamam a atenção do Cine Teatro é a sua estrutura, um dos raros exemplares desta espécie no Estado, tanto por suas características arquitetônicas, como pela sua estrutura com grande capacidade de público.