Correio dos Campos

Hospital em Palmeira é interditado pela vigilância sanitária com condições inadequadas de higiene, diz conselho

11 de janeiro de 2020 às 07:57
(Reprodução/Internet)

O Hospital Madre Tereza de Calcutá, em Palmeira, foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual. A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) nesta sexta-feira (10).

Segundo o Coren-PR, a interdição foi feita na terça-feira (7). A Vigilância Sanitária Estadual foi até o local após uma fiscalização feita por enfermeiros do conselho. A instituição interditada é privada.

O Coren-PR informou que foram encontrados medicamentos vencidos, condições inadequadas de higiene e limpeza, materiais enferrujados, entre outras infrações sanitárias.

O conselho disse que a fiscalização foi feita após uma denúncia que chegou à ouvidoria do órgão.

Ainda de acordo com o Coren-PR, o conselho precisou de um mandado de segurança expedido pela Justiça para fiscalizar o local, uma vez que os enfermeiros foram barrados pela direção do hospital.

Além das inconsistências sanitárias, a casa hospitalar não contava com médico de plantão e os auxiliares de enfermagem não tinham a supervisão de um enfermeiro, conforme o conselho.

A chefe do departamento de fiscalização do Coren-PR, Delizie Martins, disse que a interdição sanitária do hospital precedeu uma interdição ética que poderia ser feita pelo conselho.

“A gente vai continuar monitorando e, caso eles reabram, a fiscalização vai retornar à instituição para verificar se eles regularizaram as situações necessárias”, afirmou.

Ainda conforme a chefe do departamento de fiscalização do conselho, a população poderia correr riscos por conta da situação em que se encontrava o hospital.

 

Fonte: G1