Correio dos Campos

Curso de auxiliar de panificação, pães artesanais e confeitaria forma 40 alunos em Witmarsum

7 de outubro de 2019 às 17:09
(Divulgação/PMP)

IMPRENS/Palmeira – Na última quarta-feira (2) 40 alunos participaram da formatura do curso de auxiliar de panificação, pães artesanais e confeitaria, realizado na Colônia Witmarsum, através da parceria entre Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Câmara de Vereadores e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O evento de formatura, realizado no salão da Igreja Irmãos Menonitas, contou com cerimônia de entrega de certificados a todos os alunos que concluíram o curso e uma confraternização, na qual os presentes puderam degustar os alimentos produzidos durante o próprio curso.

Os alunos foram divididos em duas turmas, uma com aulas no período da tarde e outra durante a noite, em cozinha cedida pela Igreja Irmãos Menonitas. Durante o curso os alunos aprendem com o professor Moisés Giebeluka a preparar e gerir a produção de diferentes tipos de pães, bolos, bolachas e biscoitos, além de conhecimentos sobre matérias-primas, equipamentos e ferramentas de panificação.

Ezequiel Carneiro, diretor de Indústria e Comércio, revelou que “a Prefeitura de Palmeira já planeja a realização de novos cursos em Witmarsum para o próximo ano. Estamos fazendo uma pesquisa para sabermos quais são os cursos que a população local está precisando e pretendemos suprir esta demanda. Também fica à disposição dos alunos os créditos da Fomento Paraná, a qual financia obras e equipamentos para quem se interessar em abrir uma microempresa no ramo”, disse.

O vereador Anselmo Heimbecher Osório, morador da localidade, mostrou-se animado com a realização de outros cursos em Witmarsum. “A Prefeitura, a Câmara e o Senai realizaram uma parceria muito boa para que este curso acontecesse e foi algo muito assertivo, pois a panificação e a confeitaria são áreas que geram muitas oportunidades de emprego na Colônia. Podem contar com o apoio da Câmara de Vereadores para realizar mais ações que tragam benefícios para a nossa população”, falou.

Marcos de Melo, pastor líder da Igreja Irmão Menonitas, também aproveitou a oportunidade e colocou o espaço para realização dos cursos novamente a disposição. “Com muita alegria cedemos gratuitamente o espaço para a realização dos cursos. É algo que traz benefícios a nossa população, que qualifica os profissionais de nossa cidade. A Prefeitura pode contar com nosso apoio para mais ações deste tipo”, declarou.

A cerimônia de formatura também foi acompanhada pelos representantes do Senai, Rodrigo Lupatelli José e Laís Francine Bail, além do chefe de Desenvolvimento Econômico, Claiton José Costa.