Correio dos Campos

Unidade móvel realiza cursos para cerca de 200 alunos na Praça da Matriz

30 de agosto de 2019 às 14:35
(Divulgação/Gabriel Osternack Lima/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Uma grande estrutura para a realização de cursos foi montada na Praça Marechal Floriano Peixoto, através de parceria entre a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Indústria e Comércio, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São três carretas, com cursos de panificação, manutenção de motocicletas e manutenção mecânica industrial, e três containers, com curso de costura, banheiros e secretaria.

As unidades móveis são totalmente customizadas com mobiliários e equipamentos necessários para cada tipo de curso, projetadas para serem um ambiente propício para o aprendizado e a prática de uma determinada ocupação.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jaudeth Hajar, a realização destes cursos é benéfica para o município. “Buscamos levar a qualificação para o maior número possível de cidadãos. Geramos possibilidades de capacitação sem custos para o público aprimorar a mão de obra oferecida em Palmeira. Desta forma temos um retorno positivo para o município e para as pessoas em busca de empregos”, disse.

Ezequiel Carneiro, diretor de Indústria e Comércio, também destacou o efeito positivo dos cursos no preenchimento de vagas de emprego no município. “A Secretaria realizou um grande esforço para trazer a escola móvel do Senai para Palmeira. Sabemos que assim que concluírem os cursos, os alunos terão uma mão de obra mais qualificada e isso será um grande auxílio para que os mesmos conquistem suas vagas no mercado de trabalho”, relatou.

Cursos

As primeiras aulas acontecem na próxima segunda-feira (2). Neste dia iniciam as aulas dos cursos de Manutenção Mecânica Industrial e de duas turmas de Atualização em Corte e Costura. No dia 17 começam as aulas da primeira turma de Técnicas de Panificação e Confeitaria, Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais e duas turmas de Noções de Mecânica de Motocicletas. No dia 2 de outubro terão início turmas de Técnicas de Panificação e Confeitaria e Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais.

Cada turma é composta por 20 alunos e as aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, divididas em períodos da tarde e da noite.

Inscrições

As inscrições para os cursos estavam abertas durante o mês de agosto na unidade do Senai de Palmeira, porém já estão esgotadas. Interessados em colocar seus nomes na lista de espera podem ir até a unidade do Senai, localizada na PR 151, com seus documentos pessoais. Para todos os cursos é necessário ter idade mínima de 16 anos e a escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto.