Correio dos Campos

Orquestra Municipal de Palmeira homenageia imigração italiana em apresentação na Lapa

12 de agosto de 2019 às 17:04
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – A Orquestra Municipal de Palmeira (OMP) subiu no mágico palco do Theatro São João, no município da Lapa, na noite de sábado (10), para realizar uma memorável apresentação. Como convidada especial, a OMP homenageou os 130 anos da imigração italiana na Lapa e 15 anos do acordo comercial, chamado de Gemellaggio, entre a cidade brasileira e Istrana, na Itália.

Durante aproximadamente 90 minutos, os 30 músicos da Orquestra palmeirense realizaram uma apresentação com 15 canções, executando grandes sucessos da música italiana e brasileira no palco do teatro que já recebeu o imperador Dom Pedro II, em 1880.

Nelson Lopes, maestro que regeu a OMP durante o evento, contou que uma seleção especial de músicas foi feita para a noite. “Montamos algo que representasse muito bem as duas culturas. Levamos ao público sucessos como O Sole Mio, Sapore di Sale, Aquarela do Brasil, Brasil Pandeiro e Sonífera Ilha”, destacou.

O convite para que a OMP subisse ao palco do histórico teatro teve influência devido a outra apresentação dos músicos palmeirenses.” Uma das servidoras municipais da Lapa que trabalha na Secretaria de Cultura é grande fã da Banda Blindagem, com a qual se apresentamos há alguns meses atrás. Ela ficou sabendo da nossa participação com eles e esse foi o passo inicial que abriu as conversas com a Prefeitura da Lapa e resultou neste convite”, revelou Lopes.

Ao final da apresentação, público em pé para aplaudir a Orquestra Municipal de Palmeira. “Percebemos que os presentes gostaram bastante, nos acompanhavam durante a execução das músicas e nos acolheram muito bem na Lapa. Foi um momento inesquecível para a OMP e seus músicos”, disse o maestro.

Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira, destacou a transformação sofrida pela OMP nos últimos anos para atingir o patamar atual. “Há alguns anos os membros da orquestra eram simplesmente escolhidos pelo gestor. Implantamos um processo seletivo que consiste em provas práticas e teóricas, no qual somente os melhores músicos são aprovados. Desta forma sabemos que apenas músicos capacitados compõe nossa Orquestra, nos dando a segurança e a certeza de que as apresentações serão um sucesso”, revelou.

Seleção

O último processo seletivo para admissão de novos membros realizado pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas aconteceu no final de 2018. Nele foram selecionados integrantes de quatro categorias e/ou níveis, que recebem uma bolsa de ajuda de custos. Os demais membros que compõem a OMP atualmente são voluntários.

Os inscritos no processo seletivo passaram por uma avaliação teórica contendo vinte questões sobre conhecimentos técnicos voltados pra música e apresentaram uma peça ou movimento de livre escolha e uma indicada pela banca técnica.

“Todo esse processo de seleção e de pagamento de bolsas aos músicos são realizados com muita lisura, conforme as leis municipais. Tudo está no Portal da Transparência, a disposição de todos. Realizamos esforços para executar estas ações, porém somos recompensados com uma Orquestra de excelente qualidade, que realiza magníficas apresentações por onde passa e que acrescenta muito qualidade na cena cultural do município”, concluiu Joanassi.