Correio dos Campos

Secretaria de Gestão Pública é apresentada na Escola do Legislativo

26 de julho de 2019 às 16:15
(Divulgação/Gabriel Osternack Lima/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Uma das secretarias que compõe a estrutura administrativa da Prefeitura de Palmeira foi convidada pela Câmara de Vereadores para participar da Escola do Legislativo. A palestra “Conhecendo a Secretaria Municipal de Gestão Pública” aconteceu na tarde de quinta-feira (25), na sede do Poder Legislativo.

Geraldo Nepomuceno das Neves, secretário da pasta, e Leiliane Costa, pregoeira do Município, explanaram sobre os assuntos pertinentes a Secretaria, além de esclarecer dúvidas do público presente, composto vereadores e demais servidores municipais.

Neves falou sobre a estrutura organizacional administrativa da Secretaria, composta pelo Departamento de Administração, o qual também abrange Núcleo Financeiro, os setores de Protocolo e Identificação e a Junta Militar, além dos departamentos de Patrimônio e Almoxarifado e de Recursos Humanos.

O secretário explicou que a Secretaria de Gestão Pública é uma secretaria meio e “tem por finalidade exercer as atividades relacionadas à prestação de serviços necessárias ao funcionamento regular das unidades da estrutura organizacional, visando à concentração de esforços técnicos e aplicação correta do tempo do Executivo às finalidades específicas” disse.

Já o departamento de Licitações foi apresentado por Costa, a qual explicou todo o trâmite para a elaboração de uma licitação, modelos de licitações, exemplo de objetos licitados e apresentou dados do setor no ano de 2018. Ela também falou sobre como é aberto um processo de despesa, a baixa participação de empresas locais nos certames, sobre a transparência das publicações do Município.

A pregoeira também falou sobre o Manual de Licitação, ferramenta criada por ela para “estimular a economia local, contribuindo para que os microempreendedores individuais e as micro, pequenas, médias e grandes empresas instaladas em nosso município conheçam e aproveitem as oportunidades de negócios com o poder público municipal”, destacou.