Correio dos Campos

Festival de Inverno 2ª Edição é oficialmente lançado

3 de julho de 2019 às 17:22
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Na noite de segunda-feira (1º) aconteceu o lançamento oficial da Linha Gastronômica – Festival de Inverno – 2ª Edição. O evento, que contou com a presença dos estabelecimentos participantes, aconteceu na praça Marechal Floriano Peixoto, em um prédio histórico recém-restaurado e que já abrigou diversos empreendimentos, entre eles o tradicional Bar Paraná.

No total, são 17 estabelecimentos participantes localizados na área urbana e outros três da Colônia Witmarsum. O desafio para os chefes de cozinha e cozinheiros foi escolher um ou mais ingredientes, dentre os oito estabelecidos pelo projeto, para criar seus pratos. As opções foram batata-doce, gengibre, milho, batata-salsa, nêspera, erva-mate, butiá e pinhão. Para ver todos os estabelecimentos participantes, pratos e preços acesse www.palmeira.pr.gov.br/linhagastronomica.

No lançamento, o prefeito, Edir Havrechaki, foi o cozinheiro da noite e serviu ao público presente duas receitas que desenvolveu inspirado pelo festival, o “Risoto de Batata Salsa com Pinhão” e a sobremesa “Delícia de Gengibre com Vinho”. Além disso, os pratos feitos pelos estabelecimentos participantes puderam ser degustados após as apresentações.

O prefeito comentou que enxerga o festival como uma oportunidade para as empresas de Palmeira. “O turismo gastronômico pode movimentar e aquecer a economia local, o Festival de Inverno é uma ferramenta excelente para atingir esse objetivo, comentou Havrechaki. “Temos pratos muito saborosos, com ingredientes culturalmente conhecidos, isso chama turistas e até mesmo moradores da cidade que buscam experimentar uma culinária diferenciada. Então, parabenizo todos os empresários participantes pela visão e pelo trabalho realizado”, pontuou o prefeito.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas (SMCPT), em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Associação Comercial e Industrial de Palmeira (ACIP).

Para o secretário da SMCPT, Waldir Joanassi Filho, é fato que a Linha Gastronômica fomenta o turismo do município. “No ano passado já constatamos que muitos turistas vieram a Palmeira para apreciar os pratos participantes, fazendo com que circulasse mais dinheiro e atraísse investimentos em nossa cidade. Isso destaca que temos um potencial enorme em Palmeira e neste ano esperamos receber ainda mais visitantes, além de fazer com que os próprios palmeirenses circulem entre os estabelecimentos”, contou Joanassi, que também incentivou os empreendimentos a se associarem à ACIP, apoiadora do evento, além de agradecer e parabenizar os participantes.

A professora de Turismo da UEPG, Rúbia Carla Maier Biscaia e a presidente da ACIP, Telma Margraf também participaram do evento e foram homenageadas com a entrega de uma lembrança do Município de Palmeira. A entrega foi realizada pela primeira dama, Ana Paula Levandosviski Havrechaki.

Os estabelecimentos seguirão servindo os pratos do Festival de Inverno até o dia 31 de julho. Nesta semana a SMCPT em parceria com a UEPG está realizando uma capacitação com funcionários dos estabelecimentos participantes.