Correio dos Campos

Palmeirenses podem participar do Dia do Desafio na quarta-feira (29)

27 de maio de 2019 às 14:35
(Divulgação)

IMPRENSA/Palmeira – Nesta quarta-feira (29) Palmeira participa de mais uma edição do Dia do Desafio, evento coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com as prefeituras municipais, para que a população realize atividades físicas e saia do sedentarismo. A cidade adversária deste ano será Porto Feliz, localizada em São Paulo, que possui 48 mil habitantes.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Moisés Américo, destaca que todos os munícipes podem participar do Dia do Desafio. “Para que sua participação seja contabilizada, basta realizar atividades físicas por no mínimo 15 minutos e registrar a atividade. Qualquer atividade que movimente seu corpo está valendo, desde um alongamento, uma caminhada, uma dança, uma corrida”, disse.

Para registrar a participação o cidadão deve acessar o site do Sesc Paraná (www.sescpr.com.br) e assinalar que realizou atividades físicas no Dia do Desafio, entre 0h e 21h. Em 2018 apenas 7.408 palmeirenses, o que corresponde a 23% da população, participaram do evento, enquanto a adversária deste ano mobilizou 14.136 participantes, ou seja,
29% de sua população.

Américo também relata que “os grandes vencedores do Dia do Desafio são os cidadãos participantes, que exercitam o corpo. Esperamos que muitas pessoas, através destes 15 minutos, tomem gosto pela atividade física e comecem a praticar regularmente”, falou o secretário.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado em 1983, no Canadá, durante um rigoroso inverno, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. Um prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com uma cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Atualmente ele é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (Tafisa), e conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Unesco, e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

O Dia do Desafio é realizado todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.