Correio dos Campos

Palmeirenses que se distinguiram com ações relevantes serão condecorados pela Ordem do Bicentenário

1 de abril de 2019 às 17:09
(Divulgação/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – No próximo dia 7 de abril Palmeira completa 200 anos. O município, um dos mais antigos do Paraná e que entra em seu segundo século de existência, irá homenagear pessoas que se distinguiram pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Município de Palmeira.

Trata-se da Ordem do Bicentenário, chancelada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, que, em primeiro momento, irá homenagear 43 palmeirenses, sendo 13 com títulos de emissários e 30 com títulos de cavaleiros, em cerimônia que acontecerá na quinta-feira (4), no Clube Palmeirense. Também existe o título de Oficial, porém sem nenhuma condecoração neste primeiro momento.

Além das condecorações o evento contará com o lançamento do selo postal comemorativo aos 200 anos de Palmeira, lançamento das cervejas comemorativas da data e tombamento da gengibirra como patrimônio imaterial e cultural do município.

Os agraciados com o título de Cavaleiro, Emissário e Oficial receberão as insígnias das mãos do prefeito Edir Havrechaki e os diplomas das mãos de um chanceler. A insígnia deverá ser usada apenas em grandes solenidades

Para Havrechaki, “é uma honra homenagear cidadãos que prestaram serviços tão relevantes e marcantes para o município e que puderam melhorar a vida dos demais munícipes”, destacou o prefeito.

Nomeações

Nesta primeira cerimônia os homenageados serão: Heinz Ewert (Emissário do Turismo), Astrid Veronica Jonker Schiochet (Emissário das Artes), Rosane Radeck de Oliveira (Emissário da Gastronomia), Levilson Turra (Emissário do Esporte), Douglas Passoni de Oliveira (Emissário da Música), Vera Lúcia de Oliveira Mayer (Emissário da História), Irmã Leonilda Carmen de Souza (Emissário do Saber), Arnoldo Monteiro Bach (Emissário da Literatura), Manfred Epp (Emissário da Assistência Social), Walter Guilherme Taborda (Emissário da Saúde), Ismael Lourenço Albino (Emissário da Agricultura), Luis Gustavo Malucelli Bacila (Emissário da Indústria) e Luiz Cezar Chemim (Emissário do Comércio), além Maria Edite Lederer, José Irineu Canteri, Clery Zeni de Oliveira, Pastor Aroldo Heimbecher, Celso Perota, José Ailton Vasco, Gabriel Maccagnani Carazzai, Lívingston Garcia, Pastor Noedi Kissler, Telma Albach Margraf, Elder Scolimoski, Sonia Kasdorf, Karina Albuquerque, Maria Ivanilda Krambeck, Padre Joaquim Naves, Orlando Cini Junior, Nilo Cini Junior, Otoni Vasco, Lineu Borges Seixas, Maria Lercinda, Floriano Mika, Nilton Wendler, Rogério Geraldo Lima, João Gross Costa, Ernesto de Oliveira, Lídia Mayer, Cleusa Czelusniak Woinarovicz, Celso de Paula, André Stall, Antônio Salvador Alves de Paula e Regiane Abreu Moreira, estes condecorados como Cavaleiros dos 200 Anos.

As nomeações foram formalizadas através de Decreto do Prefeito Municipal, publicado em Diário Oficial na manhã desta segunda-feira (1º), após aprovação pelo Conselho da Ordem. O conselho é composto pelo Prefeito Municipal, Chefe de Gabinete, Secretário Municipal da Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Secretário Municipal de Gestão Pública e Diretor de Relações Públicas, além de três outros membros de livre escolha, dentre pessoas residentes em Palmeira, de reconhecida capacidade cultural e reputação ilibada.

As homenagens independem da profissão, atividade, cargo ou ocupação do galardoado, baseando-se na representatividade e notoriedade que o mesmo exerce. Vale ressaltar que os títulos de emissário só poderão ser concedidos a cada dois anos.