Correio dos Campos

Unidades de Saúde disponibilizam vacinação contra a febre amarela

28 de março de 2019 às 16:32
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

IMPRENSA/Palmeira – Frente a atual situação relacionada às questões preventivas de febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, vem adotando medidas para conter o avanço da doença em Palmeira. Para isso disponibiliza a vacina contra Febre Amarela à população com idade a partir de 9 meses a 59 anos nas Estratégias de Saúde da Família da área urbana e rural.

Pessoas que não estão dentro da faixa etária que deve receber a vacina, gestantes ou mulheres em período de amamentação que por ventura tenham que se deslocar para áreas de risco, devem passar por avaliação médica para avaliar o risco/benefício e apresentar a prescrição médica para receber a vacina.

Todas as pessoas que forem se deslocar para áreas de risco e que não tenham comprovadamente recebido uma dose da vacina contra a febra amarela, devem tomar a vacina 10 dias antes da viagem, garantindo assim a sua proteção.

De acordo com Jean Carlo das Almas, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, os agentes comunitários de saúde estão realizando um levantamento da situação vacinal da população. “A ação visa encaminhar os não vacinados para unidades vacinadoras, para que recebam o imunobiológico”, destacou.

Conforme preconiza o Programa Nacional de Imunização, uma dose da vacina já confere proteção contra a doença. Em caso de dúvida, o munícipe pode levar seu cartão de vacina até a Unidades de Saúde mais próxima de seu domicílio para verificar se já recebeu a vacinação.

Macaco

Na quarta-feira (27), após receber a informação de macaco morto em área rural de Palmeira, técnicos da Vigilância em Saúde, em parceria com profissionais da Terceira Regional de Saúde, deslocaram-se até o local e coletaram amostras do animal para exame laboratorial, para fins de diagnosticar o motivo do o óbito.

Almas reforça a informação de que macacos não transmitem febre amarela ao ser-humano. “Quem transmite é mosquito Haemagogus (febre amarela silvestre) ou aedes aegypti (febre amarela urbana). Sendo assim não se deve matar os macacos, pois eles são vítimas do mosquito, assim como os humanos”, disse.

Caso a população aviste um macaco doente ou morto deve avisar imediatamente a Vigilância Sanitária Municipal, através do telefone 3909-5096, ou a ESF mais próxima de seu domicílio para que sejam tomados todos os procedimentos cabíveis.