Correio dos Campos

Cmeis terão mais vagas para crianças de 3 anos

12 de novembro de 2018 às 17:06
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Com objetivo de ampliar a inclusão de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar 130 novas novas vagas para o acesso de crianças com 3 anos ao Creche III. A mudança entrará em vigor no próximo ano letivo.

De acordo com a secretária de Educação, Carla Marcondes de Albuquerque, a mudança visa possibilitar mais inclusão para alunos que hoje estão na espera de uma vaga. “Atualmente temos 48 crianças na fila de espera, com a abertura de 130 novas vagas essas e outras crianças terão acesso à educação municipal”, comentou a secretária.

Atualmente as turmas de Creche III funcionam em turno integral, com a mudança o turno será dividido em matutino e vespertino abrindo novas vagas. “Além de darmos acesso para essas crianças que estão na fila de espera nós faremos da Creche III um período de transição para os alunos que entrarão para o Pré 1 que já funciona em meio período”, complementou Albuquerque. A mudança não altera o turno para os alunos de Creche I e Creche II que continuarão tendo aulas em período integral.

Alguns pais de alunos se manifestaram contrários à mudança implementada, quanto a isso a Secretaria Municipal de Educação deu a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Educação informa que todas as crianças já matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) têm vagas garantidas para a rematrícula. E mesmo com a divisão de turno as vagas continuarão garantidas. O fato de haver filas em frentes aos Cmeis, de forma alguma teve relação com garantia de vagas. O que gerou filas foi a opção das famílias em escolher o turno para matricular seu filho(a). As modificações realizadas estão de acordo com a legislação vigente e foram amplamente debatidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação. Além disso, anteriormente à efetivação das mudanças, os pais dos alunos foram convocados para reuniões onde o assunto foi debatido e explanado com antecedência.