Correio dos Campos

Espetáculos contra o trabalho infantil são apresentados para mais de 700 pessoas

5 de julho de 2018 às 15:12
Foto: Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira

IMPRENSA/Palmeira – Mais de 700 crianças, adolescentes e pessoas da comunidade assistiram ao espetáculo “Retratos da Infância” na última quarta-feira (4), em duas apresentações realizadas no Ginásio de Esportes Central. A peça foi apresentada pelo grupo ‘Sou Arte’, através da equipe de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O espetáculo, alusivo ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, apresentou ao público várias situações de trabalho infantil e suas consequências. Através de performances circenses, os atores demonstraram ao público a importância de permitir às crianças uma infância sadia, com brincadeiras e estudos. Acompanharam a peça as crianças da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), Projeto Renascer, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estudantes de escolas estaduais e municipais, além da comunidade em geral.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Mário Wieczorek, o espetáculo serviu para alertar adultos e crianças sobre os problemas que o trabalho infantil pode causar. “Existem milhões de casos em que as crianças ‘pulam’ a infância para poder trabalhar, deixando de usufruir de seus direitos à educação, saúde e lazer nessa fase tão importante para suas formações”, destacou.

Wieczorek ainda relatou que em muitos casos o trabalho infantil passa despercebido. “Em muitas vezes essa ação é invisível e não reconhecida como trabalho infantil, principalmente em casos de trabalho doméstico e em empreendimentos familiares. Com o espetáculo pretendemos sensibilizar a população em geral quanto aos malefícios causados pelo trabalho infantil, e garantir os direitos das crianças e adolescentes, além de protegê-las de todas as formas de negligência e violência”, concluiu.