Correio dos Campos

ESFs formam grupos para ensinar população a ter hábitos de vida saudáveis

22 de junho de 2018 às 16:33
Foto: Daymon Grocheviski/Prefeitura de Palmeira

IMPRENSA/Palmeira – As Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros do Rocio e do Jardim Christine iniciaram grupos multiprofissionais com objetivo de ensinar a população a ter hábitos de vida saudáveis, seja na área da nutrição, da psicologia, da educação física e outras áreas. Os primeiros encontros aconteceram na tarde de quarta-feira (20), na Associação de Moradores do bairro, e na sexta-feira (22), no Jardim Christine.

Ambos os grupos contaram com 16 participantes que realizaram várias atividades, como antropometria (medição de peso e altura), elaboração do suco verde e explicação dos seus benefícios para a saúde, atividade física, além de acompanharam a fala de uma psicóloga. Os encontros serão realizados uma vez por mês.

De acordo com a nutricionista Veridiana Hass, coordenadora dos grupos, o objetivo é levar diversas atividades para a população através do Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF), um programa criado pelo Governo Federal, que leva as especialidades até as ESF, fazendo com que a população não precise de atendimento individual para cada especialidade e possa usufruir de várias atividades de uma vez só. “Esse é um benefício para o usuário, que não precisa ficar aguardando encaminhamento para cada tipo de especialidade e se divertem muito nos grupos, e para a ESF que consegue conhecer melhor seus pacientes e estar em contato com eles, dando auxílio em todas as áreas em que é preciso”, destacou Hass.

A coordenadora também relatou que é importante lembrar que, além de tratar, o grupo serve também para prevenir, que é o foco atual. “Queremos estender estes grupos a toda a população interessada em participar e levar mais qualidade de vida para todos. Neste momento nem todas as unidades possuem grupos, pois ainda estão sendo implantados, mas em breve todas as ESFs da área urbana, além de Vilinha e Vieiras, receberão ações semelhantes”, disse a nutricionista.

Hass exemplificou o benefício do trabalho como nutricionista com o grupo. “No atendimento individual o paciente vai uma vez na consulta, pega o cardápio e raramente volta para acompanhamento. Através desses grupos o usuário volta, e está sempre aprendendo algo novo e sendo motivado toda vez que vai no grupo”, relatou.

NASF

Atualmente o NASF conta com nutricionista, psicóloga, educadora física, fonoaudióloga, assistente social e farmacêutica. Todos esses profissionais atuam em conjunto com as ESFs e atendem a demanda trazida por cada unidade através de trabalhos em grupo.