Correio dos Campos

Proerd forma mais de 450 estudantes da rede municipal de ensino

22 de maio de 2018 às 12:30

IMPRENSA/Palmeira – Mais de 450 estudantes de 13 escolas da rede municipal de ensino participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na tarde de segunda-feira (21), no Clube Palmeirense. Durante o evento também foram premiados os alunos que realizaram as melhores produções de texto relacionados com o tema.

A mesa diretiva do evento foi composta por Mário Wieczoreck, secretário de Assistência Social e que representou o prefeito Edir Havrechaki, Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque, secretária de Educação, 1º tenente Paulo Cesar Antunes, subcomandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, subtenente Araújo, representando o capitão Lessa, da 2ª Companhia de Suprimentos do Exército Brasileiro, sargento Almeida, comandante do Corpo de Bombeiros de Palmeira, vereador João Savi e Ivan Zarpellon, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Palmeira. Também participaram do evento o 1º sargento Medeiro, coordenador do Proerd e os soldados Alekssandro e Gabriela, instrutores do programa.

Durante quase as duas horas de evento, os participantes tiveram muita animação e descontração com a apresentações de canções e coreografias, o juramento do Programa e premiações, além de acompanharem o leão Daren, mascote do Proerd que interagiu com o público, dançou e tirou fotografias com os estudantes.

Entre os 455 alunos que participaram do Proerd em Palmeira, 14 tiveram destaque (um em cada escola) e os autores receberam um leão de pelúcia, representando o mascote do Proerd. Os premiados foram: Vivian Vandoski Silva Santos (Nossa Senhora do Rosário), Ticiane Caroline dos Santos (Colônia Maciel), Janine Kailane Dzierva Vieira (Clotário Santos), Dominique Vasco dos Santos (Queimadas), Marina Shartner (Witmarsum), Emily Hartmann (Ida Albach), Franciele de Camargo do Vale (Pedro Gross Filho), Giovana de Araújo dos Santos (Santa Bárbara de Cima), Ana Clara Fernandes (Leonor Santos), Vivian Vandoski Silva Santos (Professor Eurides Teixeira de Oliveira), José Otávio Shmitz Baptista (Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes), Isabella de Souza de Jesus (Professor Gabriel Prestes), Maria Helena Colaço Tramuntin (Anna Ferreira de Freitas) e Mathias Raidan Marques dos Santos (Nossa Senhora do Rocio).

Wieczorek aproveitou a oportunidade para destacar a importância do Proerd no município. “O programa já está sacramentado e enraizado em Palmeira. Tenho certeza que o Proerd passa muitas coisas boas aos estudantes e que ficam para a vida inteira. Com ações como essa é que eles aprendem a ser mais cidadãos, a respeitar os amigos, enfim, aprendem o caminho certo e que jamais vão para o lado das drogas e da violência”, disse.

Durante seu pronunciamento, Albuquerque orientou os formandos quanto aos caminhos que devem seguir após participarem do Proerd. “A formatura não é o fim, é apenas um acontecimento. Agora vocês têm a responsabilidade de fazer o certo e orientar outros que não tiveram a mesma oportunidade de participar do Proerd. Fico muito feliz em saber que pelo menos 455 crianças e pré-adolescentes de Palmeira farão escolhas certas para as suas vidas, optando pelas coisas boas, pelas boas companhias, boas formas de se divertir, e vão dizer não a tudo o que não presta e que fazem mal para as nossas vidas”, orientou. A secretária também agradeceu a Polícia Miliar, a equipe da Secretaria de Educação e as escolas participantes, que não mediram esforços para realizar o programa.

Escolas participantes

Os estabelecimentos participantes do Proerd foram as escolas do campo Nossa Senhora do Rosário, Colônia Maciel, Clotário Santos, Queimadas, Witmarsum, Ida Albach, Pedro Gross Filho, Santa Bárbara de Cima, Leonor Santos, além das escolas Professor Eurides Teixeira de Oliveira, Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, Professor Gabriel Prestes, Nossa Senhora do Rocio e Anna Ferreira de Freitas.