Correio dos Campos

Secretarias municipais realizaram audiências públicas para elaboração da LDO de 2019

29 de março de 2018 às 15:04

IMPRENSA/Palmeira – Sete secretarias municipais realizaram audiências públicas setoriais no período de uma semana. Desde o dia 21 até quarta-feira (28) a salão da Secretaria de Educação e a rua Conceição receberam munícipes interessados em participar do futuro de Palmeira.

Antes do início da primeira audiência, o secretário de Finanças, Eloir Voichicoski falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e como será o processo da elaboração da mesma. “A LDO é que assegura o equilíbrio fiscal das contas públicas. Através delas é que o Município estabelece as metas e prioridades”, destacou.

Voichicoski também falou sobre a importância da participação popular nas audiências públicas. “Os munícipes devem comparecer nas audiências e ajudar as secretarias a elaborar o orçamento, indicando as prioridades e apontando a melhor aplicação e destinação dos recursos”, finalizou.

A primeira audiência aconteceu na manhã do dia 21, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O secretário da pasta, Mário Wieczorek, foi o responsável por apresentar a secretaria e seus setores, os conselhos municipais e a destinação da verba de 2019. No período da tarde foi a vez da Secretaria de Agricultura e Pecuária expor suas questões, através do diretor Elves Cocheva.

A secretária de Saúde, Fabiani Bach, apresentou dados gerais de sua Secretaria na manhã do dia 22, enquanto Wilson Carlos Hass falou sobre as questões financeiras e Rosilene Calixto abordou os objetivos da pasta. A tarde foi a vez da Secretaria de Educação realizar sua apresentação, com apresentações da secretária Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque e dos servidores José Luiz Delfrate Diniz e Gleicy de Cassia Bordignon Ferreira.

Na manhã de terça-feira (27) a Secretaria de Meio Ambiente apresentou seus projetos e destinação de sua verba através de apresentação do secretário José Przybysewski. Durante a tarde a secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque expôs os projetos para a área urbana e para a área rural do município para o ano de 2019. Na sequência explanaram sobre os seus departamentos o diretor de Segurança e Trânsito, Álvaro Platão Elias Bacila Filho, e o diretor de Frotas e Logística, Divansir Antônio da Cruz.

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas realizou sua audiência na manhã de quinta-feira (29), utilizando um formato diferente das demais secretarias. Ao invés de reunir pessoas em um local e apresentar informações, os servidores da pasta foram para as ruas para interagir com a população e entregaram questionários para preencher. Neles os munícipes preenchiam quais eles consideravam as prioridades na área e sugeriam ações para a Secretaria.