Correio dos Campos

Caso de palmeirense é destaque no evento de comemoração de seis anos do Família Paranaense

29 de março de 2018 às 12:09
Foto: Orlando Kissner/ANPr

IMPRENSA/Palmeira – Na última terça-feira (27) o programa Família Paranaense, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, completou seis anos. Para comemorar a data um evento foi realizado em Curitiba e contou com uma convidada de honra: a empresária palmeirense Rosi das Neves.

Acompanhando Rosi e seu esposo estava o secretário municipal de Assistência Social, Mário Wieczorek, a chefe de Proteção Social Básica e coordenadora do Família Paranaense em Palmeira, Melissa Bassani, e o diretor de Trabalho e Emprego e membro do Conselho do programa no município, Luis Alfredo Slusarz. Também estiveram presentes no evento o governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Acompanhada pelo programa, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosi é considerada uma das melhores histórias de sucesso do Família Paranaense em todo o Estado.

Rosi montou uma loja de roupas usadas em Palmeira com apoio do Família Paranaense. Ela trabalhava como diarista e ingressou no ‘Juro Zero’, modalidade do programa que realiza empréstimos aos beneficiários que se enquadrem nos requisitos. Caso as 12 parcelas sejam pagas corretamente, a última delas é devolvida ao pagador.

Após abrir seu comércio com sua filha, Rosi deixou o emprego de diarista e hoje a família sobrevive com a renda obtida através da loja de roupas. A empresária também deixou de receber outros benefícios, como o Bolsa Família, após o início das atividades comerciais.

“É um trabalho que tem valor. A pessoa sempre é assistida por alguém. Eu me sinto valorizada. Se eu não tivesse sendo acompanhada pelo programa eu acho que eu já tinha desistido”, destacou Rosi.

Para Wieczorek, o Família Paranaense ajuda as pessoas a melhorarem a autoestima e se sentirem valorizados. “O programa acolhe as pessoas em vulnerabilidade social, dá toda a assistência necessária a elas e faz com que saiam do problema social em que vivem”, destacou.

Palmeira

Atualmente o Família Paranaense realiza o acompanhamento de 48 famílias em Palmeira, além de 37 que estão selecionadas e aptas para participar, porém ainda dependem de aceitar ingressar no programa. A meta do município é atingir a marca de 80 famílias acompanhadas.

De acordo com Bassani, o programa consegue melhorar as condições de vida das famílias beneficiárias. “Através do Família Paranaense nós conseguimos realizar o acompanhamento social e assistencial das famílias, através de transferência de renda, acompanhamento médico, de documentos e qualificação profissional dos beneficiários envolvidos, além de outras ações. A secretaria de Assistência Social trabalha em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Urbanismo e Indústria e Comércio para desenvolver todas as atividades necessárias do programa”, destacou.