Correio dos Campos

Palmeirenses discutem desafios, problemas e potencialidades em oficinas do Plano Diretor

30 de janeiro de 2018 às 11:19

IMPRENSA/Palmeira – Cerca de 60 pessoas participaram das oficinas do Plano Diretor de Palmeira realizadas durante a tarde e a noite de segunda-feira (29), na Escola Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes. Membros da sociedade civil, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Observatório Social, conselhos e associações, além da equipe da empresa Ecotécnica, responsável por revisar o Plano Diretor, participaram do evento.

Em ambas as oficinas, as atividades foram conduzidas pela arquiteta e urbanista, Débora Rocha, da Ecotécnica. Além dela, outras três arquitetas e urbanistas, uma socióloga e um economista, todos membros da empresa, auxiliaram na realização das atividades.

Rocha realizou explanações sobre o Plano Diretor e conduziu os participantes através de atividades dinâmicas para entender o que a população vê como desafios, problemas, potencialidades e o que precisa ser melhorado no município. “Estamos trabalhando para ter uma Palmeira melhor”, destacou a arquiteta e urbanista.

No período da tarde as atividades foram voltadas aos moradores da área rural, enquanto a noite a oficina foi destinada à área urbana. Como ponto de partida, os munícipes foram divididos em duplas e discutiram quais as potencialidades e o que precisa melhorar nos locais em que vivem.

Na oficina da área rural, o município foi dividido em quatro regiões e os moradores de cada uma dela formaram grupos. Após discutirem entre si, apresentaram os temas que acharam relevantes para as suas localidades, como produção, infraestrutura para escoamento, conservação de estradas, acesso à saúde, bem estar e educação.

Durantes o período da noite, os moradores da área urbana realizaram uma dinâmica um pouco diferente. Após as discussões em duplas, sinalizaram e avaliaram o local em que vivem em um mapa e depois formaram um trio dinâmico no centro da oficina, que era trocado assim que cada munícipe dava seu depoimento sobre algum dos assuntos abordados nos cinco eixos temáticos (institucional, econômico, ambiental, social e cultural e infraestrutura e urbanismo).

Ao final das oficinas, os líderes de cada comunidade receberam questionários que abordavam questões relevantes de cada local. Os dados coletados durante as oficinas, assim como nos questionários, serão avaliados pela equipe multidisciplinar da Ecotécnica.

Oficinas – As oficinas fazem parte do processo de transparência da modernização do Plano Diretor, que prioriza a participação e atuação dos moradores na construção de um município que promova o bem estar de todos.

“O Plano Diretor sem a leitura comunitária não tem valor algum. É extremamente importante que a administração pública fuja da prancheta e escute o que a população espera da cidade, entenda como os moradores veem o desenvolvimento de Palmeira”, reforçou o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo, Murilo Malucelli Klas.

Os participantes das etapas que compõe a formação e desenvolvimento do Plano Diretor ajudam a fazer um diagnóstico da realidade e das necessidades da população, expondo ideias, pedindo explicações e discutindo o planejamento e desenvolvimento de Palmeira.

“É através da participação popular no Plano Diretor que poderemos melhorar o município, elevar a qualidade de vida da população como um todo, criando condições para o crescimento harmônico dos espaços urbanos e rurais”, destacou a arquiteta e urbanista da Ecotécnica, Yoná Lemos.

Plano Diretor – O Plano Diretor está disponível aos munícipes de Palmeira através do site www.planodiretorpalmeira.com.br. No endereço eletrônico é possível ter acesso à todas as informações sobre o processo, desde documentos e notícias, até a agenda e consulta pública de alguns assuntos.

Na aba ‘Plano Diretor’ você pode ler sobre o que é instrumento em questão, qual a metodologia que é usada para realizar a revisão do Plano, as etapas, os eixos estruturantes de análise e a equipe técnica envolvida.

Na aba ‘Documentos’ estão disponibilizados arquivos com a legislação pertinente para a elaboração do processo participativo de revisão do Plano Diretor, além dos relatórios com as atividades envolvidas.

Em ‘Participe’ você pode verificar as próximas reuniões e, quando pertinente, serão abertas consultas para o público dar a sua opinião.