Correio dos Campos

Coro infantil da Escola Ida Albach representa município na capital

26 de outubro de 2017 às 14:42

O Encontro Interestadual dos Programas “A união faz a vida” e “Cooperjovem” da Cooperativa Sicredi, que aconteceu na noite desta terça-feira (24), no auditório da FIEP Curitiba, contou com representação de Palmeira. O Coro Infantil Esperança Viva da Escola do Campo Ida Albach, regidos pelo Maestro Elias Eurich, representaram muito bem o município para mais de 800 pessoas.

O programa “A União faz a Vida”, faz parte e agrega ao processo educacional oportunizando a formação e a assessoria aos profissionais da educação em suas práticas cotidianas considerando o interesse do aluno, seu contexto e os conteúdos que compõem o currículo. Emocionada com a apresentação realizada pelas crianças a secretária municipal de educação, Carla Marcondes de Albuquerque, que esteve presente no evento, ressaltou a importância da participação dos alunos. “Foi emocionante perceber o quanto a oportunidade de cantar para um grande público os fez alçar vôos ainda mais altos. Fortaleceu a auto estima, ampliou seus horizontes, proporcionou a capacidade de ser assertivo e de expressar o melhor talento de cada um”, explica ela.

Carla citou ainda a mudança que essas ações impactam na vida do futuro de Palmeira. Que apesar de ser uma escola do campo e onde seus alunos sofrem com as adversidades como distancia e trabalho infantil conseguem desempenhar atividades novas, graças a dedicação e criatividade dos profissionais da educação e de outras áreas envolvendo as crianças.

Canto que encanta – O Coro Infantil Esperança Viva, da Escola do Campo Ida Albach, na localidade rural de Quero Quero foi criado há nove anos, conta com ensaios semanais e com a participação de sessenta crianças, do pré ao sexto ano, de seis a onze anos de idade.

A musicalidade em melodias folclóricas, tradicionais IMG_6108e do âmbito infantil fortalece na dicção dos membros, ajuda na sociabilidade, afinação, respeito ao próximo e também tranqüiliza os alunos. Como afirma o maestro, Elias Eurich, que a atividade extra curricular reflete no aprendizado e desempenho escolar.

Já a secretária reforça a experiência para uma Escola do Campo onde as dificuldades se potencializam muitas vezes pela distância e precocidade no trabalho infantil.agregou valor a esta experiência e socializar oportunidade a cultura, experiência pedagógica aliada ao trabalho voluntário me faz acreditar ainda mais na inovação da educação com diferentes metodologias.