Correio dos Campos

​​Programa Pró-Rural é apresentado para associações e cooperativa de agricultura familiar

26 de outubro de 2017 às 11:47
Foto: Gabriel Osternack Lima/Arquivo Prefeitura de Palmeira

Três associações e uma cooperativas, todas voltadas à agricultura familiar, estiveram reunidas na tarde de quarta-feira (25), na Secretaria de Agricultura e Pecuária, para receber informações sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo – Pró-Rural. Juntas, as quatro organizações representam cerca de 200 produtores familiares de Palmeira.

O Pró-Rural é um projeto do Governo do Estado do Paraná, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural de Palmeira (Emater), Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e o Instituto de Águas do Paraná – AguasParaná. O Pró-Rural faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná

O objetivo central do programa é aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos oito territórios, que envolvem a Região Central do Paraná e o Vale do Ribeira, de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico, resultando em agricultores familiares com inserção socioprodutiva sustentável.

Durante a reunião, o coordenador Regional da Emater de Irati, Maurício de Barros, falou aos presentes sobre o programa, projetos e a necessidade de organização por parte das associações e cooperativas. Barros também alertou para a obrigatoriedade da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica para ingressar no programa, pois deste modo as associações e cooperativas podem comprovar que são compostas por agricultores familiares.

A estratégia de desenvolvimento do Pró-Rural foca a melhoria da competitividade dos pequenos produtores rurais, incluindo capacitação dos pequenos produtores rurais, grupos vulneráveis, capacitação dos parceiros estratégicos envolvidos na implementação do Programa, a regularização de terras, a restauração e manutenção de estradas rurais e apoio às iniciativas de negócios sustentáveis para grupos de pequenos produtores para realização de atividades relacionadas com o fomento à maior integração dos grupos de produtores com as cadeias dos territórios.

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Eliezer Borcoski, o programa será benéfico para os agricultores familiares do município. “O Pró-Rural oferece opções interessantes, que vão possibilitar aos nossos produtores aumentar a produção e a qualidade dos produtos para consumo e comercialização”, disse.