Correio dos Campos

Saúde realiza palestra educativa sobre colostomia

17 de outubro de 2017 às 14:18

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a empresa Hollister – C.V medical realiza nesta quarta-feira (18) palestra sobre colostomia – abertura cirúrgica no abdômen para desvio do conteúdo do intestino. A iniciativa surgiu quando a secretaria detectou a dificuldade que os usuários enfrentam visualmente, psicologicamente e Socialmente em lidar com essa mudança. O evento acontece às 9h na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Rosa.

A palestra será educativa para familiares, cuidadores, pessoas que fazem uso de bolsa de colostomia e comunidade em geral que tenha interesse saber sobre o tema. A enfermeira Iara Ferreira ministrará a palestra com orientações gerais e tirando dúvidas quanto ao uso, cuidados, higienização e qualidade de vida.

De acordo com a assistente de farmácia, Viviane Ianoski, estratégias educativas são necessárias na assistência ao paciente ostomizado, para satisfazer suas necessidades específicas, assim como as de seus familiares. ” O objeto é atingir a reabilitação e melhorar a qualidade de vida do paciente fornecendo suporte emocional para dificuldades enfrentadas durante o processo adaptativo”, explicou.

Outras informações pelo telefone 3909-5079