Correio dos Campos

Duas localidades recebem unidade móvel com ações voltadas às mulheres

17 de outubro de 2017 às 11:25

Duas localidades do município de Palmeira receberão ações voltadas para as mulheres nos dias 30 e 31 deste mês. A unidade móvel ‘Ônibus Lilás’, disponibilizada pelo Estado, através da Coordenação Estadual da Mulher, estará em Queimadas e Guarauninha, respectivamente, oferecendo diversos serviços e atividades.

No dia 30 a unidade móvel estará em Queimadas, das 10 às 16 horas, no Salão da Igreja Católica. No dia seguinte estará em Guarauninha, também das 10 às 16 horas, em frente à escola da localidade.

O Ônibus Lilás conta com equipe que irá realizar serviços de saúde, como aferição da pressão, glicemia e orientações gerais, assessoria e orientação jurídica, orientações sobre CadÚnico, Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada (BPC) e demais benefícios, orientações sobre os direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha, atendimento psicossocial, além de dinâmica e orientação sobre o trabalho infantil.

A ação Cidadania da Mulher é realizada em Palmeira pela Secretaria de Assistência Social, com apoio das Secretarias de Educação, de Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Unidade móvel

O Ônibus Lilás funciona como uma base de divulgação e execução da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com norte nos eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

As ações desenvolvidas têm o objetivo de oferecer serviços de acolhimento, acesso a direitos, assistência psicossocial e jurídica, palestras, campanhas preventivas, informações sobre a Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, recebimento de denúncias e outras ações.