Correio dos Campos

Outubro Rosa tem programação especial para mulheres palmeirenses

6 de outubro de 2017 às 15:01

A Secretaria de Saúde de Palmeira programou diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha criada em prol da mulher para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. As ações serão realizadas durante todo o mês, em vários locais do município.

Dos dias 16 a 19 acontece a Semana de Palestras sobre Outubro Rosa na unidade Dr. Jorge Amim Bacila, no Parque dos Papiros. Nos dias 17 e 18 a empresa Baston recebe ações relacionadas a campanha. Serão realizadas palestras e coleta de exames preventivos com as colaboradoras da empresa.

No dia 17 as localidades de Rincão do Coxo e Witmarsum realizam a Tarde Rosa, também com palestras, coleta de exames preventivos e bingo. A mesma programação se repete no dia 20, porém na localidade da Vilinha.

No dia 21 a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central promove o Dia Rosa, que contará com coleta de preventivos, distribuição de brindes, corte de cabelo, exame clínico de mama e atualização do calendário vacinal.

A Colônia Francesa recebe a Tarde Rosa no dia 23, com roda de conversa, maquiagem e coleta de exame preventivo. No dia 25 acontecem palestras e coleta de preventivos em Vieiras. A última Tarde Rosa da programação será realizada no Pinheiral, com roda de conversa e coleta de exame preventivo.

O encerramento do Outubro Rosa em Palmeira acontece no dia 31, com evento no Salão Paroquial, destinado às servidoras do Município e toda a população. A programação do dia contará com palestras e explanações destinadas a difundir a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama, discutir o intuito da campanha.

Para a secretaria de Saúde de Palmeira, Fabiani Bach Czelusniak, o Outubro Rosa é de grande importância para as mulheres. “Neste mês a secretaria está com várias atividades para as mulheres palmeirenses. Todas devem buscar informações na sua unidade de saúde de referência e se cuidar. A campanha é um esforço mundial em relação ao combate ao câncer de mama e a saúde da mulher e deixa claro a importância de realizar consultas de rotina e de prevenção”, destacou.

Ainda durante o período da campanha acontecem coletas de preventivos no horário de almoço, das 11h30 às 13 horas, exceto na terças-feiras, sem necessidade de agendamento prévio.