Correio dos Campos

Ministério da Saúde homologa Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Palmeira

21 de setembro de 2017 às 11:25

No mês de agosto Palmeira recebeu a homologação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para colocar em funcionamento o seu Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem por objetivo apoiar e aperfeiçoar a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família, ampliar ações, compartilhar saberes e aumentar a capacidade de respostas aos problemas de saúde.

O NASF pode construir diálogo com diferentes pontos de atenção, afim de buscar corresponsabilização na condução do Projeto Terapêutico Singular e Coletivo. O apoio oferecido pode se configurar de diferentes formas e se remodelar a partir do cotidiano da Atenção Primária, dependendo das ações pactuadas com cada uma das equipes vinculadas.

A equipe de profissionais que atuam no NASF conta com cinco integrantes e foi constituída pelos gestores da Secretaria Municipal de Saúde. Atendem pelo NASF os seguintes servidores: Amanda Fernanda Lourenço dos Santos (professora de Educação Física), Liberato Costa Gomes (terapeuta ocupacional), Gabriele Alves de Paula Chemin (fonaoudióloga), Rosana Martins de Souza (psicóloga) e Veridiana Hass (nutricionista).

Os profissionais realizam atividades nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Centro, Rocio I, Colônia Francesa, Amim Bacila, Jardim Cristine, Vila Rosa, Santa Rosa, Vilinha e Vieiras.

Para a realização de seu trabalho, contará com a rede de atendimento psicossocial e de direitos do município, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), academias populares e escolas.

De acordo com a psicóloga Souza, a missão do NASF é apoiar a qualidade dos serviços oferecidos em saúde. “Realizamos nossas atividades através de apoio matricial, clínica ampliada, projeto terapêutico singular, projeto de saúde no território e pactuação do apoio. São com estas ferramentas que iremos apoiar e aperfeiçoar a gestão da saúde”, disse.

A sede do NASF fica localizada na ESF da Vila Rosa, localizada na rua Padre Fernando Guarda, 208, no bairro da Vila Rosa. O telefone para contato é o 3909-5054.

Evento – Nesta sexta-feira (22) a Secretaria Municipal de Saúde realiza Treinamento de Matriciamento de Saúde Mental aos seus profissionais, com o apoio do NASF. No período da manhã, no auditório da Secretaria de Assistência Social, acontecem explanações sobre Ética na Enfermagem, destinado a enfermeiros e técnicos a auxiliares de enfermagem. Os médicos devem acompanhar uma palestra sobre Saúde Mental.

Durante a tarde, no auditório da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Rosa, técnicos a auxiliares de enfermagem recebem informações sobre administração de medicamentos e os enfermeiros, médicos, Agentes Comunitários de Saúde e membros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família acompanhar explanações sobre Saúde Mental.