Correio dos Campos

Empresa poderá reciclar isopor e utilizar em produtos de alta tecnologia

29 de agosto de 2017 às 09:55

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e a empresa que administra a usina de reciclagem em Palmeira acompanharam uma apresentação no último dia 24, sobre tecnologia aplicada no processo de compactação do isopor, também conhecido como EPS. A responsável pela apresentação foi a empresa Santa Luzia.

Participaram da reunião o diretor de Indústria e Comércio, Eloir José Voichicoski, o chefe de Desenvolvimento Econômico, Ezequiel Carneiro, a empresária no ramo de reciclagem, Luciane Moscaleski, e o representante técnico da empresa Santa Luzia, Antônio Farias.

A tecnologia apresentada foi a de densificação, que retira todo o ar retido no isopor, o que equivale a cerca de 98% do seu volume, tornando o mesmo viável para o processo de reciclagem. Com isso o EPS pode ser transformado em produtos altamente resistentes utilizados na fabricação de molduras, quadros, porta-retratos, revestimentos e rodapés.

Os produtos são comercializados pelo mercado da construção e decoração no Brasil e também são exportados para vários países. Além da visão industrial e tecnológica, outro fator de grande importância está relacionado à economia de recursos naturais, contribuindo de forma significativa na preservação do meio ambiente e para uma sociedade mais sustentável.

Para o secretário de Meio Ambiente, José Przybysewski, a reciclagem do EPS é de fundamental importância no que diz respeito a gestão do aterro sanitário. “Com menos material reciclável chegando ao aterro, poderá haver um alongamento da vida útil das células receptoras. Outra questão é que os munícipes e empresas que atualmente não tem para onde destinar esse tipo de material, também poderão direcionar para reciclagem”, disse.

Já Moscaleski vê com entusiasmo a possibilidade de aproveitamento desse material. “Estaremos contribuindo com a preservação do meio ambiente, alongando a vida útil do aterro sanitário e com uma nova oportunidade de renda”, relatou.

A empresária também informou que está preparando e organizando a estrutura da usina de reciclagem. Segundo ela, a previsão para que o local comece a receber o EPS para reciclagem é a partir do dia de 18 de setembro.