Correio dos Campos

Agosto Azul terá atividades para mobilizar população masculina sobre os cuidados com a saúde e a paternidade

8 de agosto de 2017 às 10:41

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou atividades especiais devido ao Agosto Azul, campanha para reforçar e mobilizar a população masculina sobre o cuidado com a saúde, para que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. Em 2017 a campanha também incentiva a paternidade responsável, com o tema ‘Pai, seja presente!’.

As duas ações realizadas pela SMS acontecem no dia 12 e no dia 19, no Posto de Saúde Central e na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vieiras, das 9 às 16 horas. Nestes dias serão oferecidas consultas com profissionais, solicitação de exames conforme a faixa etária e diagnóstico de qualquer intercorrência, nutricionista, que realizará avaliação nutricional e fornecimento de cardápios conforme a necessidade, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, realizando alongamento e orientação de postura, dentista, que realizará ações para prevenir o câncer bucal, além de vacinação, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

De acordo com a chefe de Atenção Integral à Saúde, Rosilene Calixto, é importante que os homens compareçam nas ações para manter a saúde em dia. “É importante que, além das práticas de prevenção e avaliações médicas de rotina, o púbico tome outros cuidados, como alimentação equilibrada, evitar cigarro, álcool e outras drogas, e realizar regularmente atividades físicas”, ressaltou.

Vale lembrar que as unidades de ESF continuam realizando atendimento diário normalmente durante a campanha, fazendo solicitação do exame Antígeno Prostático Específico (PSA).

Paternidade – A campanha lembra aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz e sugere atitudes que devem fazer parte da rotina de um pai responsável. O homem precisa envolver-se durante a gravidez, participando das consultas de pré-natal e auxiliando a mulher na tomada de decisões. Também deve e preparar para o nascimento, conhecendo os sinais de alerta de parto e os procedimentos para o dia. A presença do pai na sala de parto transmite segurança à gestante e é garantida por meio da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108/2005).

Após o parto, as orientações são incentivar o aleitamento materno, que auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança, e, principalmente, participar do desenvolvimento do filho. Os homens também devem participar do planejamento reprodutivo da família, se informando sobre métodos contraceptivos. Outra atitude necessária é colaborar de maneira igualitária em casa, dividindo as tarefas domésticas e o cuidado com o filho de maneira justa, de forma que fique mais fácil para todos.